CEPE aprova mudanças no estágio de docência e no prazo dos programas de pós-graduação

Imagem: Integrantes do CEPE sentados em círculo, durante reunião em uma salaO Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFC aprovou por unanimidade, nessa sexta-feira (4), alteração no Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação. A mudança retira o estágio de docência da categoria de atividade obrigatória para os estudantes de mestrados profissionais.

O estágio é atividade obrigatória para estudantes de mestrado e doutorado acadêmico, com vistas a estimular o envolvimento dos estudantes de pós na graduação. Havia, no entanto, uma controvérsia se essa mesma regra se aplicava a mestrados profissionais. Com a mudança da Resolução nº 08, caberá a cada coordenação de mestrado profissional definir se o estágio será obrigatório ou não.

NORMAS GERAIS – O CEPE também aprovou proposta de resolução das Normas Gerais dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) da UFC. O ponto mais importante da nova resolução trata do tempo de duração dos cursos. Pela resolução aprovada, o tempo máximo de permanência de um estudante de mestrado fica sendo de 30 meses, e o de doutorado, 60 meses. Caso dois terços do colegiado de professores do Programa decidam, esse prazo pode vir a ser reduzido para 24 e 48 meses respectivamente, com possibilidade de prorrogação por três meses para o mestrado e seis meses para o doutorado.

Para a Profª Thelma de Araújo, coordenadora de Ensino da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e uma das autoras do texto, a nova resolução compatibiliza a Norma Geral com mudança ocorrida no Regimento Interno da UFC em 2014.

Além disso, as novas Normas Gerais formalizam algumas ações operacionais nas áreas de processo seletivo, matrícula e concessão de diploma, que já haviam sido implantadas desde a instalação do Sistema SIGAA.

ELEIÇÃO CPPD – Durante a reunião do CEPE, também foram eleitos os novos integrantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A Comissão acompanha questões relacionadas às políticas de pessoal docente, como dimensionamento de alocação de vagas, contratação e efetivação de professores efetivos e substitutos, alteração de regime de trabalho e solicitação de afastamento de docentes para cursos de pós-graduação.

Durante a reunião de sexta-feira (4), foram definidos os titulares e a maioria dos suplentes. O CEPE ainda aguarda a indicação de algumas unidades acadêmicas para vagas na suplência. Os novos integrantes têm mandato até 2019. Veja abaixo lista dos novos integrantes da CPPD:

Titulares:
Sônia Maria Pinheiro de Oliveira (Centro de Ciências Agrárias)
Eustógio Wanderley Correia Dantas (Centro de Ciências)
Sandra Maria dos Santos (Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade)
Regnoberto Marques de Melo Júnior (Faculdade de Direito)
Ana Karina Bezerra Pinheiro (Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem)
Francisco das Chagas Medeiros (Faculdade de Medicina)
Danyelle Nilin Gonçalves (Centro de Humanidades)
José Arimatea Barros Bezerra (Faculdade de Educação)
Diana Silva de Azevedo (Centro de Tecnologia)
Daniela Duarte Dumaresq (Instituto de Cultura e Arte)
Maria Elenir Henrique da Silva (Instituto de Educação Física e Esportes)
José Aires de Castro Silva (Instituto UFC Virtual)
Lidriana de Souza Pinheiro (Instituto de Ciências do Mar)
Andréia Libório Sampaio (Campus de Quixadá)
João Guilherme Nogueira Matias (Campus de Sobral)
Maria Elias Soares (Campus de Crateús)
Aliny Abreu de Sousa Monteiro (Campus de Russas)

Suplentes:
Francisco Marcus Lima de Bezerra (Centro de Ciências Agrárias)
Regina Célia Monteiro de Paula (Centro de Ciências)
Jeanne Marguerite Molina Moreira (Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade)
Fernanda Cláudia Araújo da Silva (Faculdade de Direito)
Cristiana Brasil de Almeida Rebouças (Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem)
Susana Kramer de Mesquita Oliveira (Centro de Humanidades)
Bruno Vieira Bertoncini (Centro de Tecnologia)
Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante (Instituto UFC Virtual)
Juliana Melo (Instituto de Ciências do Mar)
Antônio Rafael Braga (Campus de Quixadá)
Edvan Cordeiro de Miranda (Campus de Russas).

Fonte: Coordenadoria de Ensino da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9941