Encontro Brasil-Espanha traz a Fortaleza dois medalhistas Fields, o "Nobel" da Matemática

Imagem: Integrantes da mesa de abertura do encontroMatemáticos de várias partes do mundo estão reunidos, em Fortaleza, até quinta-feira (10), no Primeiro Encontro Conjunto Brasil-Espanha em Matemática, organizado pela Universidade Federal do Ceará com o objetivo de promover o intercâmbio científico nessa área. O evento traz conferencistas de grande prestígio internacional – dentre eles, dois medalhistas Fields, os professores Efim Zelmanov (San Diego, Califórnia) e Vaughan Jones (Berkeley, Califórnia). Principal distinção acadêmica do setor, a medalha Fields é considerada uma espécie de "Nobel" da Matemática.

A abertura do evento – que também celebra os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC – ocorreu na manhã desta segunda-feira (7), no Hotel Mareiro. O Reitor Henry Campos deu as boas-vindas a uma plateia lotada de pesquisadores brasileiros, espanhóis e de várias outras nacionalidades. "Este encontro traz a marca do impulso de internacionalização da UFC, traz a marca de uma das áreas mais brilhantes e atuantes da Universidade. O evento há de ser um marco", congratulou o Reitor.

Também participou da abertura o presidente da Real Sociedad Matemática Española, Francisco Marcellán Español, que afirmou: "Este é um lugar no qual se pensará como a Matemática pode ser útil à sociedade. A metodologia matemática pode ser um grande instrumento para ajudar a resolver problemas da atualidade, do ponto de vista tecnológico, biomédico, financeiro".

Veja mais fotos da abertura do encontro no Flickr da UFC

Brasil e Espanha têm um histórico de cooperação científica na Matemática. De acordo com Marcellán, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), por exemplo, localizado no Rio de Janeiro, é uma referência tão importante para os espanhóis quanto muitos centros de pesquisa norte-americanos. Além disso, a relação pessoal entre cientistas dos dois países favoreceu a realização do Encontro, que contará com conferências, apresentação de trabalhos sobre temas como álgebra, geometria, lógica e teoria dos conjuntos, topologia, dentre outros.

Além do Reitor da UFC e do presidente da Real Sociedad Matemática Española também participaram da mesa de abertura o Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino; o Assessor Especial do Gabinete do Reitor, Prof. Ciro Nogueira; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática, Gregório Pacelli Bessa, e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Francisco César de Sá Barreto.

Imagem: Presidente da Real Sociedad Matemática Española, Francisco Marcellán Español, discursou na abertura (Foto: Jr. Panela)Trata-se de uma iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional e da Real Sociedad Matemática Española, patrocinada e organizada pela Pós-Graduação em Matemática da UFC, com apoio da Administração Superior da Instituição.

PESQUISADORES DE RENOME – Após a abertura, teve início a primeira conferência do Encontro, com o Prof. Efim Zelmanov, vencedor da Medalha Fields em 1994 e um dos maiores nomes mundiais em álgebras não associativas.

Um dos organizadores do evento, o Prof. Jorge Lira, da Pós-Graduação em Matemática da UFC, explica sobre a área de atuação de Zelmanov: "Existem sistemas de números com vários graus de complexidade. Todos conhecemos da escola elementar os números reais e complexos. Há, todavia, sistemas de números que não têm esta propriedade, o mais famoso deles são os octónions. Esses números têm aparecido em várias descrições revolucionárias da física de partículas, no que é conhecido como a Grande Teoria Unificada".

Sobre o outro medalhista Fields que participa do encontro, Vaughan Jones (Universidade da Califórnia, Berkeley), o Prof. Jorge Lira descreve: "Ele tem seu nome definitivamente inscrito na História da Matemática pela profunda inter-relação que descobriu entre a belíssima Teoria dos Nós e aspectos conceituais da Teoria Quântica de Campos, em Física, e a Teoria de Estruturas Topológicas, em Matemática. A Teoria dos Nós (nó, aqui, no sentido corriqueiro da palavra) havia sido considerada pelo Lorde Kelvin para estudar a estrutura atômica da matéria já no século XIX. Nós são também fundamentais para descrever por que e como moléculas complexas como o DNA se 'enrolam' para compactar informação no interior das células".

A programação completa, com todos os participantes, está disponível no site do Encontro Conjunto Brasil-Espanha em Matemática.

Fonte: Prof. Jorge Lira, do Departamento de Matemática e da organização do evento – fone: 85 99930 6091