Projeto 6ª Ciência ofertou oficinas para professores de escolas públicas

Imagem: Professores participam de atividade da Seara da Ciência (Foto: Divulgação)A Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, encerrou, na última sexta-feira (4), as oficinas didáticas programadas para 2015 do projeto 6ª Ciência.

Ministradas por pesquisadores envolvidos com as atividades de divulgação científica da Seara, as oficinas consistiram em 16 sessões, integrando duas turmas de professores de escolas públicas (ensinos fundamental e médio), ao longo do segundo semestre.

Vinte e dois professores de 19 escolas (Região Metropolitana de Fortaleza, Guaiúba e Umirim) entraram em contato com atividades práticas e princípios básicos de biologia, como a capacidade que as células possuem de gerar potenciais elétricos. A partir desse conceito, os professores entenderam os aspectos fundamentais das neurociências e a relação desses fenômenos com a memória e o aprendizado.

Em outras oficinas, as propriedades físicas da luz foram dissecadas através do uso de uma rede de difração. Além disso, os professores discutiram as características biológicas sobre como nosso cérebro trabalha para que enxerguemos o mundo em cores. A importância da luz para a compreensão do universo foi abordada através de uma oficina de astronomia e, na ocasião, os professores construíram um relógio solar.

A oficina foi ofertada pelo Grupo de Astronomia Mário Schenberg (GAMS), projeto idealizado por professores e estudantes da UFC sediado na Seara da Ciência. Em outro extremo da aplicação da luz, os professores vivenciaram na prática a importância desses conceitos para uso em microscopia e, em oficina ofertada em parceria com a Central Analítica da UFC, conheceram de perto o funcionamento de um microscópio eletrônico.

Imagem: Vinte e dois professores de 19 escolas participaram das atividades (Foto: Divulgação)Os professores também foram treinados para a utilização de técnicas de artesanato com potencial para o ensino de ciências. Por exemplo, modelaram com massa de biscuit estruturas que podem ser utilizadas em laboratório e construíram uma lupa estereoscópica usando canos de PVC e câmaras de vigilância, equipamento de baixo custo a ser adotado em laboratório ou sala de aula, através de uma TV.

As oficinas do projeto 6ª Ciência são baseadas em modelo didático empregado atualmente em países do Reino Unido, na busca da melhoria da qualidade do ensino de ciências por lá.

Através do Programa de Cooperação Internacional STEM (sigla para Science, Technology, Engineering and Mathematics), com o objetivo de expandir essas atividades em âmbito global, a Seara da Ciência apresentou projeto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Conselho Britânico/Fundo Newton, sendo selecionada para ser uma das sedes cearenses da iniciativa – um segundo projeto foi aprovado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Em 2016, as oficinas do 6ª Ciência serão novamente ofertadas, e as inscrições ocorrem em janeiro.

Fonte: Seara da Ciência – fone: 85 3366 9294