Solenidade hoje (10) comemora 50 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Imagem: Parte do convite para a solenidade de comemoração do aniversário de 50 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCO Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design realiza nesta quinta-feira (10) solenidade para comemorar o aniversário de 50 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC. Durante o evento, professores e servidores pioneiros, bem como alunos da primeira turma, serão homenageados. Haverá ainda descerramento de placa comemorativa e coquetel.

A solenidade será realizada às 19h no próprio curso e faz parte de uma sequência de atividades iniciadas neste ano para marcar a data. As comemorações coincidiram com uma boa notícia: o início das atividades, no segundo semestre deste ano, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design (PPGAU+D). O programa é o primeiro do Estado e conta com 10 alunos no mestrado acadêmico.

O PPGAU+D tem início em um momento importante do ensino da Arquitetura no Ceará, com a expansão e interiorização dos cursos. Atualmente, o Estado conta com 11 cursos de graduação: o da UFC e 10 privados. Um dos desafios postos para o novo programa é titular docentes para esse setor. "Temos uma demanda reprimida muito grande", diz o Chefe do Departamento, Prof. Romeu Duarte.

EVENTOS – Ao longo do ano, o curso promoveu palestras de importantes personagens da Arquitetura nacional, como Álvaro Puntoni (Escola das Cidades e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), Carlos Alberto Maciel (Arquitetos Associados e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFMG), Glauco Campelo (ex-Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, e ex-colaborador de Oscar Niemeyer) e Sabrina Fontenele (Casa de Dona Yayá, responsável pelo patrimônio cultural da USP). "A ideia era convidar nomes que são referência nacional e que poderiam trazer muita qualidade à reflexão das nossas atividades", explica o Prof. Romeu.

Entre os eventos realizados, houve o lançamento do livro Arquitetura moderna e espaços públicos na cidade de São Paulo (Edusp), de Sabrina Fontenele, resultado de sua tese de doutorado, e Sobral solar, uma produção da Prefeitura de Sobral, lançado no Museu de Arte da UFC (MAUC). Também no Museu, o aniversário foi marcado com a exposição fotográfica Cidade saudade – Fortaleza dos anos 70, de Nelson Bezerra.

A exposição, com 200 imagens selecionadas entre mais de 10 mil do acervo de Bezerra, registra cenas de uma cidade no momento em que ela passa por um forte processo de urbanização, começando a se transformar na metrópole que é hoje.

Imagem: Logomarca em comemoração ao Jubileu de Ouro do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC (Imagem: Divulgação)O curso também assistiu à reinauguração do prédio no pátio do Departamento de Arquitetura, que recebeu o nome de Pavilhão Martins Filho. O prédio é ícone do modernismo no Ceará e passou por um minucioso trabalho de reforma – coordenado pelos arquitetos Márcia Cavalcante e Daniel Cardoso –, para receber o ateliê digital, oficina digital, coordenação e salas de aula do mestrado.

FÓRUM – Uma das atividades mais importantes na comemoração dos 50 anos foi a realização do Fórum Hélio Duarte, nome dado em homenagem ao primeiro diretor do curso, que contou com cinco edições. "Foi uma grande oportunidade para juntarmos ex-professores e ex-alunos em um encontro não necessariamente acadêmico para discutir alguns desafios da profissão", explica o Prof. Romeu Duarte.

Na primeira edição, realizada em outubro, o fórum discutiu a trajetória do curso, com os professores Liberal de Castro e Neudson Braga, dois de seus fundadores. A segunda edição abordou a "Produção do espaço urbano e rural", com Fausto Nilo (coordenador do Projeto Fortaleza 2040), José Alberto de Almeida (DNOCS), Águeda Muniz (Secretária Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente) e o Prof. José Lemenhe (UFC). Essas duas primeiras edições foram mediadas por Duarte.

A terceira edição enfocou o tema "O edifício". Mediado pela Profª Beatriz Diógenes, o fórum contou com a participação dos arquitetos Campelo Costa (ex-presidente nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil), Roberto Castelo (professor aposentado da UFC, autor de projetos modernistas importantes, como a Assembleia Legislativa do Ceará), Ricardo Muratori (arquiteto ganhador de inúmeros concursos) e José Nasser Hissa (arquiteto, sócio de um dos maiores escritórios do Estado e ex-professor da UFC).

O encontro seguinte discutiu o tema "Formação e ensino profissional", com os professores Rocha Júnior e Marcos Lima (ex-presidentes do Instituto dos Arquitetos do Brasil-Ceará), José da Rocha Furtado e Paulo Cardoso (os dois, da UFC), com mediação da Profª Margarida Andrade.

Para encerrar o ciclo de debates, discutiu-se "Exercício profissional", com Odílio Almeida (Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, CAU, seção Ceará), Custódio Santos (IAB-Ceará), Napoleão Ferreira (delegado federal do CAU) e Luciano Ramos (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), com a mediação da Profª Solange Schramm. "Este foi um fórum importantíssimo. Nossa ideia é realizá-lo a cada dois anos, sempre da escola para a comunidade", explica o Prof. Romeu.

PRÓXIMOS PASSOS – Os eventos de comemoração continuam no primeiro semestre de 2016. Estão previstas a reabertura do Laboratório de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (LEAU) e uma publicação, financiada com recursos da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, sobre os 50 anos do Curso.

Além disso, também haverá o lançamento em Fortaleza de uma edição da revista Arquiteses, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, com teses produzidas pelo Doutorado Interinstitucional UFC-USP.

Fonte: Prof. Romeu Duarte, Chefe do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design – fone: 85 3366 7491