Mesa discutirá possíveis causas e impactos do rompimento de barragem em Mariana (MG)

Imagem: Distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, foi tomado por rejeitos minerais (Foto: Corpo de Bombeiros/MG)Para discutir o rompimento da Barragem de Fundão, que liberou mais de 35 milhões de m³ de rejeitos minerais no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), os Programas de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura da UFC promoverão nesta sexta-feira (11), às 16h, a mesa-redonda "Rompimento da barragem de rejeitos em Mariana – MG: possíveis causas e impactos".

A mesa será composta por Ricardo Sena, Superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), e pelos professores Anderson Borghetti e Erasmo Pitombeira, ambos da UFC. Os convidados falarão sobre estrutura e fiscalização de barragens e impactos ambientais de seu rompimento.

As inscrições poderão ser feitas no local. O evento, gratuito e aberto ao público, será no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (térreo da Biblioteca de Ciências e Tecnologia, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

No dia 5 de novembro, a Barragem de Fundão foi rompida, atingindo em cheio o Rio Doce e danificando também a Barragem de Santarém. Ambas ficam no distrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro de Mariana (MG), e pertencem à mineradora Samarco, empresa fundada em 1977 e controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton. Ela opera em Minas Gerais e no Espírito Santo e é a 10ª maior exportadora do País.

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, Coordenador do Curso Engenharia Ambiental da UFC – fone: 85 3366 9631