Professor Emérito da UFC é homenageado em Encontro Brasileiro de Espectroscopia

Imagem: Prof. Luiz Fernando Oliveira (coordenador do IV ENBRAER); Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC; e Prof. Josué Mendes Filho (Foto: Divulgação)O Professor Emérito da UFC Josué Mendes Filho recebeu homenagem da Comunidade Brasileira de Espectroscopia Raman, no IV Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman (ENBRAER), ocorrido na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de 6 a 9 de dezembro.

A premiação foi concedida a cientistas que se destacaram na área de espectroscopia Raman, técnica que usa fonte monocromática de luz. A homenagem reconhece iniciativas pioneiras de pesquisas e que tenham prestado contribuição científica relevante para a área.

Durante o evento, também foi homenageado o Prof. Oswaldo Sala, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), um dos pioneiros na área de espectroscopia Raman e autor de referência sobre o tema.

O Prof. Josué Mendes Filho foi condecorado, em 2010, Comendador da Ordem do Mérito Científico pela Presidência da República. Foi membro do comitê assessor de Física e Astronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e chefe do Departamento de Física da UFC.

Fonte: Departamento de Física da UFC – fone: 85 3366 9903