Arquitetura encerra jubileu de ouro com homenagem a fundadores

Imagem: Prof. Romeu Duarte Jr, Chefe do Departamento, e os homenageados Neudson Braga e Liberal de Castro (Foto: Arlindo Barreto)As comemorações dos 50 anos de criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UFC foram encerradas na noite desta quinta-feira (10), com ato festivo realizado no pátio das mangueiras (Campus do Benfica), local escolhido por ser palco, ao longo da história do curso, de significativos atos culturais e políticos.

O ponto alto da festividade foi a aposição de placa, no Pavilhão Prof. Martins Filho, em homenagem "aos professores e funcionários pioneiros e aos alunos da primeira turma (1969) do Curso". Foram convidados para o descerramento da placa dois fundadores, os professores Neudson Braga e Liberal de Castro.

O Reitor Henry de Holanda Campos disse que naquele momento se comemorava meio século de história de um curso que formou grandes profissionais que já contribuíram para o desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo no Estado e no País. Ao fazer uma retrospectiva da fundação do CAU, citou Hélio Duarte, arquiteto paulista convocado para trabalhar na implantação do novo curso, bem como o empenho dos profissionais cearenses chamados pelo então Reitor Martins Filho para levar adiante a empreitada. Citou os professores Liberal de Castro e Neudson Braga, presentes na plateia.

Imagem: Reitor Henry Campos enfatizou a importância do Curso de Arquitetura da UFC para o Estado (Foto: Arlindo Barreto)Henry de Holanda Campos lembrou a evolução do Curso de Arquitetura e Urbanismo, que passou a contar com pós-graduação, a princípio uma especialização, e depois o mestrado. Finalizou congratulando-se com todos os que fazem o CAU e se dizendo feliz por participar daquele momento.

Também afirmando ser grande a satisfação de fazer parte das festividades daquele jubileu, o Prof. Carlos Almir Holanda, diretor do Centro de Tecnologia, anunciou que outro momento marcante se registrava: os 60 anos de criação do Centro de Tecnologia, que serão comemorados em ato a partir das 14h desta sexta-feira (12), no Auditório Cândido Pamplona, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

TRABALHO DE TODOS – O Prof. Romeu Duarte Jr., chefe do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, lembrou o que rotulou de "parábola", contada pelo Prof. Neudson Braga no último dia 14 de outubro, na abertura do Fórum Hélio Duarte. Era o conto "Bolo de mil pessoas", no qual a avó explica para o neto que mil era o número de pessoas que contribuíram para a feitura do bolo, desde o plantador do trigo (que resultou em farinha), passando pelo fazendeiro que cria gado (que deu o leite), pelas galinhas que botaram ovo, ao operário que produz a fôrma de alumínio. Assim é o Curso de Arquitetura da UFC, afirmou o Prof. Romeu Duarte, que admitiu ter sido uma grande felicidade estar à frente do departamento logo no ano do cinquentenário do curso.

Imagem: Plateia formada por ex-alunos e alunos do Curso (Foto: Arlindo Barreto)PRESENÇAS – A mesa formada para presidir a solenidade de encerramento das comemorações do jubileu de ouro do CAU foi composta pelo Reitor Henry de Holanda Campos; pelos professores Carlos Almir Monteiro de Holanda, diretor do Centro de Tecnologia; Romeu Duarte Jr., chefe do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design; Daniel Cardoso, subchefe do Departamento; Ricardo Fernandes, coordenador do CAU; Alexia Brasil, coordenadora do Curso de Design; Ricardo Paiva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design; além do arquiteto Odilo Almeida, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, e Custódio Santos, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – seção Ceará.

Depois dos atos formais, a festa prosseguiu no pátio das mangueiras, reunindo dezenas de ex-alunos em conversas marcadas por lembranças, ao som de música popular brasileira, interpretado pelo grupo Os amigos.

Fonte: Prof. Romeu Duarte, Chefe do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design – fone: 85 3366 7491