Plano estratégico da UFC para 2016 tem 17 objetivos principais

Imagem: Reitor e Vice-Reitor da UFC abriram o encontroO Plano de Realinhamento Estratégico das Unidades Administrativas da UFC 2016 foi apresentado, durante toda esta terça-feira (15), no auditório da Casa de José de Alencar. Ao abrir o encontro, o Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, falou do significado do Plano, que serve de base para uma gestão cada vez mais transparente. Os resultados expostos decorrem de trabalho do Comitê de Realinhamento Estratégico, formado por representantes das pró-reitorias, das unidades acadêmicas e das secretarias, que será mantido tendo em vista ser o responsável pelo acompanhamento da realização dos objetivos e metas.

"Antes mesmo de tomarmos posse já pensávamos nessa estratégia", disse o Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, sobre formar um comitê que pense uma gestão inteira e que apresente de maneira clara, para evitar frustrações, o que a Universidade é capaz de fazer. "Para tornar o método mais didático, foram listados 17 objetivos macros", esclareceu o Prof. Augusto Albuquerque, da Pró-Reitoria de Planejamento.

Veja mais fotos do encontro no Flickr da UFC

Apresentaram seus planos, nesta terça-feira (15), as pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), de Gestão de Pessoas (Progep), de Administração, de Extensão (Prex) e de Planejamento. Também expuseram o que pretendem alcançar em 2016 a Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra), a Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui), a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) e o Sistema de Bibliotecas. Em janeiro serão apresentados os planos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte), do Memorial e da Coordenadoria de Assuntos Internacionais, que passam por reestruturação.

Conseguir a participação de 75% de professores e alunos no processo de autoavaliação institucional é uma das metas da Prograd, como disse o Pró-Reitor, Prof. Claudio Marques, assim como obter 100% de participação dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Para o Prof. Antonio Gomes, pró-reitor adjunto da PRPPG, o desafio para o próximo ano é aumentar a classificação dos cursos de pós-graduação da UFC junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O aperfeiçoamento do modelo de gestão para o desenvolvimento, capacitação e valorização dos servidores da UFC está entre os cinco objetivos gerais da Progep, conforme expôs o Prof. Serafim Ferraz.

Em nome da Pró-Reitoria de Administração falou a servidora Roberta Alencar, que apresentou como objetivo o aumento da eficiência e eficácia dos processos atribuídos à sua unidade.

Imagem: Reitor fala aos participantes do encontroAMPLIAÇÃO – A Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, enfatizou a necessidade de ampliar a presença da Prex nos campi do Interior e tornar mais conhecidas as suas ações.

Também de eficiência e eficácia falou o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira, que alertou os presentes sobre o que devem esperar de 2016: dificuldades, tendo em vista que os recursos estão mais curtos.

CRITÉRIOS – Primeiro a falar no período da tarde, o Prof. Ademar Gondim, da UFC Infra, apontou como objetivo específico atender aos critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC) relacionados à infraestrutura para a aprovação de funcionamento dos cursos. Entre as metas que pretende atingir está a de atualizar o cadastro imobiliário da Universidade. Falou também das prefeituras – a especial, do Pici, do Porangabuçu e do Benfica –, que deverão ter reforçadas suas ações.

"Consolidar e ampliar as atividades estão entre os objetivos da Secretaria da Acessibilidade", afirmou a Profª Vanda Leitão, titular da unidade, que entre as metas pretende introduzir a janela de libras no Programa UFC TV, produzido pela CCSMI. Quer ainda que os tradutores de Língua Brasileira de Sinais sejam portadores de diploma de nível superior, e não de nível médio, como exigem, atualmente, os editais dos concursos.

O titular da STI, Prof. Joaquim Bento, quer, em 2016, avançar na implantação do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e expandir a cobertura de Internet sem fio (wi-fi) em toda a UFC.

COMUNICAR – "A comunicação é feita por todos da Universidade, cabe à Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional induzir e apoiar". Com essa afirmação, o Prof. Nonato Lima, titular da CCSMI, abriu sua exposição listando como objetivos específicos para o próximo ano ampliar o diálogo com a sociedade sobre as ações desenvolvidas pela UFC e promover a Instituição junto à sociedade. Outra meta é promover a CCSMI perante a própria comunidade acadêmica e melhorar a comunicação direta com a imprensa do Ceará.

Encerrou o encontro o diretor do Sistema de Bibliotecas, Jonatan Soares, que, entre os objetivos específicos, relacionou a disponibilização de forma eficiente de coleções de qualidade, em formato acessível e que atendam às necessidades informacionais dos usuários. Falou, ainda, em reformas para proporcionar mais conforto aos que se utilizam das bibliotecas. Uma meta para 2016 é dar condições ao usuário cadastrado de ficar com até 16 livros por 25 dias.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 33667332