Estudantes do Campus de Sobral desenvolvem braço mecânico com peças de impressora 3D

Braço Robótico Uma proposta de braço robótico construído a partir de peças produzidas em uma impressora 3D, o SobrArm, é o trabalho que será apresentado pelo PET do Curso de Engenharia da Computação – UFC Sobral – no Campus Party 2016, iniciativa que ocorre de 26 a 31 deste mês, em São Paulo. O projeto SobrArm consiste em um equipamento em formato de braço humano com estrutura definida a partir de peças de PLA (ácido poliático), uma espécie de plástico biodegradável usado em impressoras 3D.

A pesquisa foi uma das selecionadas no edital "Campus Future", que integra o evento de inovação e tecnologia a ser realizado na capital paulista. Um total de 12 estudantes bolsistas integraram o estudo, que teve início em 2015 e segue em andamento. A apresentação do atual protótipo do braço mecânico do PET será feita pelo aluno Raimundo Farrapo, no dia 29 de janeiro, no Anhembi, São Paulo.

Gerenciado de forma remota ou por reconhecimento visual, o braço robótico pode ser usado para o manuseio de objetos por humanoides, replicando gestos humanos. Esse controle será realizado sem a necessidade de uma pessoa presente no ambiente, removendo o obstáculo da distância e evitando situações de risco, por exemplo, locais que possuam gases tóxicos ou explosivos.

Como explica o orientador da pesquisa, Prof. Ialis Cavalcante, a ideia é chegar a um modelo de braço robótico de baixo custo cuja tecnologia possa ser disponibilizada gratuitamente à comunidade. "Nesse primeiro momento, o nosso objetivo foi ver o potencial dessas peças impressas e uma vantagem percebida foi a redução de custos. Um braço metálico sairia por algo em torno de 10 mil dólares, já no nosso utilizamos um quilo de plástico, saindo por R$ 250,00. O objetivo é que, no futuro, possamos disponibilizar esse braço via Open Source (modelo de construção colaborativa com licenciamento livre)", comenta.

O hardware do braço robótico foi adaptado a partir do conceitual do projeto internacional InMoov, do designer francês Gael Langevin, e que consistiu na construção da primeira mão protética disponibilizada em Open Source.

Fonte: Prof. Ialis Cavalcante, co-tutor do PET do Curso de Engenharia da Computação do Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3613 2603