Professores do Departamento de Física publicam artigo em revista internacional

Imagem: Professores do Departamento de Física da UFC publicaram artigo sobre a auto-organização de pedestres nas estações do metrô de Londres na revista americana Physical Review X (Imagem: Reprodução da Internet)Professores do Departamento de Física da UFC publicaram, neste mês, artigo na conceituada revista americana Physical Review X sobre a auto-organização de pedestres nas estações do metrô de Londres de modo a desafogar o trânsito na hora do rush.

Os docentes Cláudio Lucas Nunes de Oliveira, José Soares de Andrade Jr. e Hans Herrmann, do Departamento de Física da UFC, em colaboração com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Federal de Tecnologia (ETH) na Suíça, determinaram as condições em que o fluxo de pedestres se auto-organiza apenas em duas faixas.

Para facilitar a movimentação de pedestres nas estações do metrô de Londres, sinais são colocados solicitando que todos se mantenham no lado esquerdo, o keep left. No entanto, os docentes da UFC explicam que tais medidas são insuficientes para garantir o fluxo de pedestres. "Uma possibilidade seria modificar o formato das paredes desses corredores de pedestres para criar condições de contorno favoráveis à emergência de um estado ordenado", detalha o Prof. José Soares.

No artigo, os pesquisadores descrevem as simulações computacionais feitas por eles e os cálculos analíticos do movimento de partículas autopropulsoras em canais com paredes de diferentes formatos. A forma assimétrica de zigue-zague do corredor também foi apontada pelos estudiosos como razão do congestionamento, interferindo no movimento dos pedestres.

Segundo os docentes, os resultados têm implicações tanto no design de corredores construídos em escala humana (a exemplo de estações de metrô e estádios) como no desenvolvimento de dispositivos microfluídicos, que são sistemas com dimensões micrométricas.

Fonte: Prof. José Soares de Andrade Jr., do Departamento de Física da UFC – fone: 85 3366 9929