Exposição fotográfica apresenta arquitetura modernista de Fortaleza no MAUC

Imagem: Divulgação da exposição intitulada "O objeto e a imagem – um diálogo em preto & branco" (Imagem: Divulgação)Os traços da arquitetura modernista de Fortaleza construída até o fim dos anos de 1970 poderão ser conferidos, através do olhar fotográfico de Custódio Santos, de 20 de janeiro a 29 de fevereiro no Museu de Arte da UFC (MAUC). A exposição, intitulada O objeto e a imagem – um diálogo em preto & branco, faz parte das comemorações dos 50 anos de fundação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

Santos é arquiteto, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, secção Ceará (IAB-CE), e fotógrafo. Tem se dedicado ao registro fotográfico da arquitetura, tanto em Fortaleza como no Interior do Estado, além de também captar marcos da arquitetura em outros estados do País e no exterior. A mostra em questão foi elaborada tomando por base estudos realizados pelos professores e alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

"A exposição é o registro, quase uma reverência, à arquitetura moderna que se fez em Fortaleza. O registro justifica-se porque algumas obras não existem mais ou foram adulteradas aos poucos no curso dos anos", destaca o arquiteto e professor aposentado da UFC Roberto Castelo, autor de projetos modernistas importantes, como a Assembleia Legislativa do Ceará.

A exposição é de livre acesso e sua abertura será às 19h da próxima quarta-feira (20). O MAUC está localizado na Av. da Universidade, 2854, Benfica.

Fonte: Departamento de Arquitetura e Urbanismo – fone: 85 3366 7491 / Museu de Arte da UFC – fones: 85 3366 7481 e 3366 7482