Professoras suecas conduzem oficina de Urbanismo Resiliente e Sustentável hoje (27)

As professoras Maria Schewenius e Sarah Borgstrom, da Universidade de Estocolmo (Suécia), ministram nesta quarta-feira (27), das 8h30min às 12h, oficina de Urbanismo Resiliente e Sustentável, no Auditório Hélio Duarte, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, atividade que faz parte do convênio de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Ceará, a universidade sueca e o Centro de Resiliência de Estocolmo.

Na manhã de segunda-feira (25), as representantes da Universidade de Estocolmo apresentaram ao Reitor Henry de Holanda Campos o convênio que foi assinado, oficialmente, em outubro de 2015, e terá duração de três anos.

Ao encontro se fizeram presentes, também, o Prof. Adalberto Alencar, da U&WE Consultoria-Suécia; o Prof. Romeu Duarte, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo; o Prof. Osmar de Sá Ponte, coordenador de Projetos Especiais da UFC; e o Prof. Konrad Utz, da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC.

Em Fortaleza a comitiva visitará áreas ambientais como os parques do Cocó e da Sabiaguaba, e ainda o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) do bairro Jangurussu. Na noite de quarta-feira (27), segue para Brasília (DF), onde terá encontro com autoridades da área de meio ambiente do Governo Federal, para tratar da parceria com a UFC, e também com autoridades acadêmicas da Universidade de Brasília (UnB).

ABRANGÊNCIA – O convênio estabelecido entre a UFC, a Universidade de Estocolmo e o Centro de Resiliência de Estocolmo tem como objetivo desenvolver pesquisas conjuntas em meio ambiente, agroecologia, arquitetura e urbanismo sustentáveis, resiliência urbana e áreas afins. Uma das propostas é a criação de um Centro de Inovação Tecnológica e Urbanismo Sustentável (CITRUS) nas dependências da Universidade.

A cooperação prevê, ainda, a realização de seminários e outros eventos acadêmicos de interesse comum, aulas práticas, visitas de longa duração de professores e alunos na UFC e na Suécia, intercâmbio de publicações e programas institucionais e culturais.

Os trabalhos com pesquisa e educação colaborativas terão ênfase nos seguintes temas: biodiversidade urbana e sistemas ambientais, ferramentas e métodos para apoiar e implementar a infraestrutura "verde e azul", urbanização e impactos em sistemas socioecológicos e resiliência.

Fonte: Prof. Romeu Duarte, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fone 85 3366 7491