Uso de drones pode ser aliado na previsão de safras e produtividade das lavouras

Imagem: Trecho de um dos vídeos feitos pelo drone durante realização do trabalho (Imagem: Divulgação)Vinicius Bitencourt Campos Calou, aluno do Curso de Agronomia da UFC, realizou estudo na área de sensoriamento remoto em agricultura com o uso de drones. A pesquisa foi apresentada na última terça-feira (26), no Departamento de Engenharia Agrícola, como defesa de monografia de conclusão de curso. No trabalho, o autor diz que os resultados são promissores e demonstram que a metodologia pode ser aliada na previsão de safras e produtividade das lavouras.

A pesquisa criou uma metodologia para estimar a biomassa de um plantio comercial de milho utilizando imagens aéreas obtidas por drones. Para isso, o estudante realizou três voos em uma área de irrigação utilizando método de pivô central, em Limoeiro do Norte, em outubro do ano passado.

Foi utilizado o drone Phanton 2, associado a duas câmeras de diferentes configurações (GoPro Hero4 e Ricoh GRLENS), em dois voos a 60 metros e um a 30 metros de altura.

Paralelamente, foram colhidas amostras em oito pontos para fazer estimativa da biomassa em campo, servindo de validação para as estimativas realizadas através de imagens aéreas. A metodologia mostrou ser precisa para voos de 30 metros, com valor de biomassa estimada em 2,97kg/m2, próximo ao valor estimado em campo, que foi de 2,92 kg/m2. Acesse abaixo o vídeo da demonstração.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9735