PET do Curso de Medicina em Sobral lança coleção de vídeos na área de Semiologia

Imagem: O lançamento dos vídeos foi marcado por cerimônia que homenageou alunos e professores participantes (Foto: Divulgação)Está disponível para consultas, na biblioteca do Curso de Medicina da UFC em Sobral, coletânea de vídeos sobre Semiologia, ciência médica relacionada ao estudo dos sinais e sintomas de uma doença. Iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) daquela graduação, os vídeos contemplam as áreas neurológica, cardíaca, pulmonar e osteomuscular.

Com apoio do Departamento de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, o projeto teve início em 2011, com a gravação do primeiro vídeo, sobre exame neurológico, com o Prof. Luis Edmundo Furtado. Posteriormente, foram realizadas novas gravações com os professores Vicente Monte (Cardiologia), Ricardo Togashi (Pneumologia) e Christiane Aguiar (Reumatologia).

A conclusão dos vídeos ocorreu no segundo semestre de 2015, marcada por cerimônia que homenageou os alunos e professores participantes. Em formato DVD e com duração média de 40 minutos, os vídeos possuem roteiro elaborado pelos alunos, sob a orientação da Profª Roberta Lira.

"Espera-se que, com os vídeos, os acadêmicos tenham maior facilidade em realizar um exame clínico completo, etapa fundamental para sua futura atuação profissional, e que o material seja fonte complementar ao módulo de Semiologia Médica, no 4º semestre", diz Willamy Alves Filho, integrante do PET de Medicina em Sobral. Para ele, o atual programa da disciplina de Semiologia evidencia a necessidade de diversificar as estratégias didáticas, de forma a melhorar a aprendizagem, especialmente das atividades práticas.

Fonte: Willamy Alves Filho, integrante do PET de Medicina em Sobral – fone: 88 3611 2202