Alunos do Curso de Sistemas e Mídias Digitais ganham prêmio com jogo educacional

Imagem: Tela inicial do jogo "Jovem Detetive"Os estudantes Julianne Holanda, Gabriel Rodrigues, Breno Sousa e Hiago Bruno, alunos do 2º semestre de Sistemas e Mídias Digitais (noturno) da UFC, receberam o Prêmio Hipertexto 2015 na categoria Aplicativos Educacionais, pelo desenvolvimento do jogo educacional "Jovem Detetive", durante o 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em dezembro passado.

O "Jovem Detetive" é um jogo de investigação, com mecânica inspirada nos jogos da franquia "Onde está Carmen Sandiego?" e design da mesma linha de "Phoenix Wright", o que resultou em boa jogabilidade com um visual leve e contemporâneo. "O projeto foi criado com o intuito de minimizar o desânimo dos alunos em aprender a cultura dos países latino-americanos, pois a maneira como o conteúdo é exposto em sala de aula, muitas vezes, é de difícil assimilação", explica Julianne Holanda, integrante da equipe de desenvolvedores.

O jogo, desenvolvido como uma ferramenta adicional e atrativa para exercitar o conteúdo visto em sala de aula, instiga os estudantes a se empenhar em pesquisas e estudos e, com isso, amplia as possibilidades de aprendizagem. "Jovem Detetive" foi resultado do projeto final das disciplinas Comunicação Visual I (Prof. Andrei Bosco), Narrativas Multimídias (Profs. Glaudiney Mendonça e Georgia Cruz), Programação II (Prof. Ricardo Brauner) e Cognição (Profs. José Aires e Raquel Santiago).

Fontes: Julianne Holanda – fone: 85 98808 0474; Gabriel Rodrigues – fone: 85 98775 2605; Breno Sousa – fone: 85 98900 5449; e Hiago Bruno Rabelo – fone: 85 99723 9213