Mutirão oferta oficinas de Educomunicação para alunos de qualquer curso da UFC

Imagem: Revistas empilhadasEstudantes da disciplina "Educomunicação", do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará, promovem nesta quarta-feira (3), das 10h às 12h, o I Mutirão Educomunicativo. A iniciativa oferta oficinas gratuitas na área de comunicação e educação, para alunos de qualquer curso de graduação da UFC, no prédio da Seara da Ciência (entrada principal do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Não é necessário fazer inscrição prévia.

Os estudantes da disciplina planejaram as oficinas ao longo do semestre, sob orientação das professoras Cátia Silva e Andrea Pinheiro, e tiveram a oportunidade de apresentar algumas delas durante aulas de campo realizadas na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, na semana passada.

"A ideia é compartilhar o conhecimento produzido pelos estudantes ao longo do semestre 2015.2, através de leituras, rodas de conversa e vivências educomunicativas, e, ao mesmo tempo, incentivar a reflexão sobre os temas propostos pelas oficinas", explica a Profª Cátia Silva.

Confira abaixo as oficinas ofertadas no I Mutirão Educomunicativo:

Produção de conteúdo para blogs
Apresentação de algumas características dos textos para blogs, assim como técnicas para aprimoramento do conteúdo publicado nesses ambientes.

Clipagem
Abordará o modo de fazer clipagem (manual e on-line), para uso posterior tanto na comunicação de instituições quanto para o uso pessoal como pesquisa de conteúdo específico, já que a clipagem pode ser utilizada como forma de registro e arquivamento do conteúdo.

Criação de jogos
Os participantes serão incentivados e orientados a produzir jogos analógicos originais em grupos, cuja temática será sobre as experiências de cada participante.

Colagens fotográficas
Busca despertar o olhar sensível dos participantes para si mesmo, para o outro e para o ambiente ao seu redor. A intenção é gerar experimentos visuais que vão além de conhecimentos técnicos de fotografia, promovendo uma intervenção artística no meio em que se ocupa.

Imagem do negro na mídia
Oficina sobre a representação da imagem do negro na mídia. Serão discutidas as heranças do preconceito, da discriminação no Brasil e, ainda, formas de racismo, explícitas ou não.

Mais informações podem ser obtidas com os estudantes Janaína Castro (85) 98918 4900 e Felipe Bica (88) 99982 1861.

Fonte: Profª Andrea Pinheiro, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC – fone: 85 3366 9029