Professor da UFC publica livro de linguística computacional na Alemanha

Imagem: capa do livroEstudo sobre processamento gramatical de línguas através de computadores, que tem como coautor o Prof. Leonel F. de Alencar, do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, virou livro e ganhou publicação na Alemanha pela editora Stauffenburg, especializada nas áreas de linguística e ciência da literatura. Intitulado "Gramática Léxico-Funcional: uma introdução baseada no francês com implementação computacional" (na tradução do alemão para o português), o trabalho é resultado de um esforço conjunto de dois anos e meio.

O estudo foi iniciado durante estágio sênior pós-doutoral da Capes feito pelo Prof. Leonel Alencar. O outro autor, alemão, é o professor doutor Christoph Schwarze. De acordo com Leonel, o livro "é uma introdução ao desenvolvimento e implementação de gramáticas computacionais no formalismo gerativo da Gramática Léxico-Funcional".

As gramáticas computacionais são a base para a construção automática de analisadores automáticos de sintaxe (parte da gramática que trabalha com a disposição das palavras em uma frase e a relação entre elas), os chamados parsers. São eles que permitem que o computador possa "compreender" os vários sentidos de uma frase. O formalismo ao qual o professor se refere é uma linguagem matemática ou lógica que permite descrever uma língua com rigor, sem vagueza nem ambiguidade.

De acordo com o Prof. Leonel Alencar, o livro alia a teoria linguística à prática da programação computacional, trazendo como novidade a utilização de uma língua românica (o francês) nesse processo. "Desse modo, o livro foca especialmente fenômenos gramaticais do francês que não possuem contraparte direta em inglês, podendo servir de base para a elaboração de gramáticas computacionais de outras línguas românicas”, sugere o professor.

O Prof. Leonel desenvolve pesquisas em linguística computacional há mais de 10 anos, área em que já orientou diversos doutores, mestres e alunos de iniciação científica. Mais informações sobre o livro podem ser encontradas no blog criado pelo professor, em inglês, para divulgar o trabalho.

Fonte: Prof. Leonel de Alencar, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.