Acadêmicos da Casa Caiada desfilam pelo quarto ano na Avenida Domingos Olímpio

Foto: integrantes do grupo posam na Avenida Domingos OlímpioPelo quarto ano, os Acadêmicos da Casa Caiada realizarão o seu desfile na Avenida Domingos Olímpio durante o Carnaval de Fortaleza. Projeto de Extensão do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará, o grupo, neste ano, homenageia a cultura cearense através do ritmo do maracatu, trazendo como temática "É no baque caiado que eu vou".

O grupo desfilará com a composição "Vai ter Carnaval", de Zéis e Jânio Florêncio, combinando elementos dos maracatus e das cirandas com a alegria de desfilar na avenida. Com a participação de aproximadamente 25 integrantes, o Casa Caiada, sob a atual regência de Artur Guidugli, percorrerá a avenida em duas ocasiões. No dia 8 de fevereiro (segunda-feira de Carnaval), ele desfilará às 16h30min. Mas, antes disso, no dia 6 (sábado de Carnaval),  às 18h, o bloco sairá trazendo como novidade o desfile conjunto com o Maracatu Solar. Será a primeira vez que um projeto de extensão da UFC se integrará às manifestações carnavalescas da comunidade, como destaca a coordenadora do bloco, a Profª Catherine Furtado.

O grupo desfilou pela primeira vez na Domingos Olímpio em 2011, com o samba-enredo Casinha Caiada, de Descartes Gadelha, voltando em 2014 com o "samba-reggae" Repicaxé, de Catherine Furtado. No ano passado, o desfile trouxe a "congada" Rosário em Flor, de Artur Guidugli.

Neste ano, o grupo contou com o apoio da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (ACEC-CE) e da Secretaria de Cultura Artística da UFC. O nome "Casa Caiada" foi dado por Descartes Marques Gadelha (mestre de cultura popular, fundador de grupos de maracatu e importante carnavalesco de Fortaleza), padrinho do grupo, que se inspirou na casa, pintada de cal, onde morou o escritor cearense José de Alencar.

A proposta do grupo é desenvolver uma formação artística e musical através das práticas percussivas em coletivo/colaborativo com a comunidade em geral. "Brincar o carnaval é, além de uma identidade cultural brasileira, um espaço de formação musical e educacional, integrando arte cênica e musical em um enredo desenvolvido, criado e recriado por pessoas que se reúnem para essa contribuição cultural à cidade de Fortaleza", explica a Profª Catherine. Saiba mais sobre o Casa Caiada na página do grupo no Facebook.

Fonte: Profª Catherine Furtado, do Curso de Música da UFC e coordenadora do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada – fone: 85 99702 4910