UFC realiza curso de Desenvolvimento para Educadores nas Profissões de Saúde

Imagem: Participantes do curso realizado em 2010 em discussão sobre liderança e gerenciamento na área da saúde (Foto: brasil.faimerfri.org)Começou no sábado (13) e prossegue até o dia 6 de março a décima edição do Curso de Desenvolvimento para Educadores nas Profissões de Saúde, uma realização da UFC com patrocínio da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (Faimer), instituição fundada em 2000, na Filadélfia, Pensilvânia (EUA). Em 2001, como parte do seu compromisso com os educadores em Ciências da Saúde, a Fundação criou o Instituto Faimer, programa de capacitação (fellowship) com duração de dois anos, realizado em tempo parcial por docentes de cursos de graduação em Saúde no Brasil, Índia e África do Sul.

Quarenta docentes de diversas universidades brasileiras estarão reunidos no Hotel Coliseum (Praia das Fontes – Beberibe) para apresentar programas de inovação curricular, "algo de grande importância nesse momento de expansão do ensino médico no Brasil, quando há muita necessidade de qualificação docente", observa o Prof. Henry de Holanda Campos, Reitor da UFC. "O programa direciona a formação dos profissionais para uma visão holística e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nos conhecimentos e habilidades de gestão e liderança", completa o Reitor.

ESFORÇOS – A Faimer concentra seus esforços nas regiões em desenvolvimento do sul da Ásia, África e América Latina, e trabalha com três estratégias principais: desenvolvimento docente, pesquisas específicas sobre políticas e práticas de formação de recursos humanos e desenvolvimento de bases de dados que auxiliem na qualidade da tomada de decisões em educação. Mais informações no site do Instituto Regional Faimer do Brasil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331