Pós-Graduação em Engenharia Química recebe comitê internacional em seminário

Imagem: Logo do 1st Assessment Seminar (Imagem: Divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PGEQ) da UFC realiza, desta quarta-feira (17) até sexta-feira (19), o 1st Assessment Seminar (1º Seminário de Avaliação). No evento, os alunos de pós-graduação do Programa, entre mestrandos e doutorandos, irão apresentar e discutir seus trabalhos de pesquisa com um Comitê Assessor Internacional.

As atividades terão início às 8h30min do dia 17 e acontecem no Auditório Cândido Pamplona e no bloco 714 do Centro de Tecnologia da UFC (Av. Mister Hull, s/n – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Durante três dias, o Comitê Assessor Internacional deverá avaliar criticamente o nível científico das teses e dissertações, bem como o impacto internacional da produção técnica e intelectual gerada, como forma de nortear as futuras ações do Programa rumo à excelência acadêmica na área de Engenharia Química.

O Comitê será formado por sete pesquisadores de destaque mundial atuantes nas diferentes linhas de pesquisa do PGEQ: Alírio Rodrigues (Universidade do Porto/Portugal); Argílio de Pádua (Université Blaise Pascal/França); César Costapinto Santana (Universidade Estadual de Campinas); Diego Mantovani (Université Laval/Canadá); Ligia Rodrigues (Universidade do Minho/Portugal); João Benevides Pessela (Universidad Autónoma de Madrid/Espanha) e Maria Angela de Almeida Meireles (Universidade Estadual de Campinas).

A sessão de encerramento do seminário, prevista para a manhã de sexta-feira (19), contará com a presença do Prof. Reinaldo Giudici, que ministrará uma palestra, em inglês, sobre o tema "O sistema de avaliação da pós-graduação da Capes e os critérios da área de Engenharias II". Giudici é docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e coordenador da área de avaliação de Engenharias II na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na qual se inserem os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química.

PGEQ/UFC – O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC iniciou suas atividades em 2001 com o curso de mestrado, tendo sido autorizado pela Capes a oferecer também o doutorado a partir de 2008. Atualmente, o programa é avaliado pela Capes com conceito 5 (excelência nacional). O 1st Assessment Seminar conta com recursos da Capes e Funcap, aprovados dentro do Edital de Estímulo à Pós-Graduação 2014, e faz parte de uma série de ações que buscam aumentar a visibilidade e inserção dos pesquisadores do PGEQ no cenário internacional.

Fonte: Profª Diana Azevedo, do Departamento de Engenharia Química – fone: 85 3366 9240