Livro que trata sobre as experiências dos conselhos escolares será lançado sexta-feira (19)

Imagem: Capa do livro "Conselho Escolar – Fortalecendo Redes para a Gestão Democrática" (Imagem: Divulgação)Será lançado na próxima sexta-feira (19), a partir das 19h, o livro Conselho Escolar – Fortalecendo Redes para a Gestão Democrática, coletânea de artigos produzidos por pesquisadores, docentes e tutores do Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares, promovido pela Universidade Federal do Ceará.

O evento se dá em parceria com o Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED), vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFC (COMFOR), o Instituto UFC Virtual e o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica), onde ocorrerá o lançamento.

Resultado de chamada pública realizada pela UFC, o livro é organizado pelos pesquisadores Cibelle Amorim Martins, Cátia Luzia Oliveira da Silva e Francisco Herbert de Lima Vasconcelos. Reúne textos sobre redes de formação e experiências voltadas para o fortalecimento da gestão democrática por meios dos conselhos escolares, além de contribuições importantes dos autores ao estabelecerem conexões com saberes e práticas, em busca de melhorar a qualidade da educação na escola pública brasileira. A publicação será distribuída gratuitamente na ocasião.

Os conselhos escolares têm despontado como uma das principais estratégias de democratização da escola. Eles geram experiências importantes na discussão de aspectos como a relação entre escola e família e o engajamento da comunidade local na educação.

Fonte: Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9509