Empresas juniores se juntam para formar núcleo na UFC; encontro ocorre quarta-feira (17)

Imagem: O estudante Marcelo Mendonça (esq.), da empresa júnior GeoCapta, é um dos que estão à frente da iniciativa (Foto: Divulgação)Estudantes que integram empresas juniores da UFC estão se articulando para formar o Núcleo de Empresários Juniores (NEJ) da UFC. O objetivo é ampliar o diálogo, unificar interesses e garantir uma representação perante a Administração Superior da Universidade.

De acordo com o estudante Marcelo Mendonça, membro da GeoCapta, do Curso de Geologia, outra proposta é quebrar preconceitos sobre empreendedorismo entre alunos e professores. "O conceito que existe hoje é o da empresa júnior como uma instituição privada que visa ao lucro. Queremos diferenciar, pois se trata de uma associação sem fins lucrativos", afirmou Marcelo.

No fim de janeiro deste ano, 12 membros de empresas juniores se reuniram para discutir a criação do NEJ. Uma segunda reunião será realizada no próximo dia 17, às 10h, no Departamento de Geologia (bloco 913 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra) com a participação de integrantes de mais oito empresas e, também, do coordenador da Agência de Estágios da UFC e Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Rogério Mâsih. Segundo Marcelo, o objetivo é identificar mais iniciativas desse tipo, agregando outros interessados em participar do Núcleo. Representantes de outras empresas juniores estão convidados a participar.

Imagem: O coordenador da Agência de Estágios da UFC, Prof. Rogério Mâsih, participará do próximo encontro de articulação do núcleo, dia 17 (Foto: Ribamar Neto)EMPREENDEDORISMO NA UFC – Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação e aproximar o mercado de trabalho das academias, com a elaboração de projetos de consultoria na área de formação dos alunos.

A Resolução nº 04 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFC (CEPE), de 27 de fevereiro de 2014, regulamenta as empresas juniores dentro da Universidade Federal do Ceará, junto à Pró-Reitoria de Extensão.

Fonte: Marcelo Mendonça, integrante da empresa júnior GeoCapta – fone: 85 99997 0925