Pós-Graduação em Química promove palestra de cientista australiano hoje (17)

Imagem: Prof. Paul Bernhardt, da Universidade de Queensland, fará palestra nesta quarta-feira no Programa de Pós-Graduação em Química O Programa de Pós-Graduação em Química da UFC promove, na quarta-feira (17), às 14h, o seminário Direct and Mediated Molybdenum Enzyme Electrochemistry (Eletroquímica Direta e Mediada de Enzimas de Molibdênio). O palestrante será o cientista australiano Paul V. Bernhardt, da School of Chemistry and Molecular Biosciences, da Universidade de Queensland, na Austrália. O evento ocorre no anfiteatro da Pós-Graduação em Química (bloco 940 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

O Prof. Eduardo Sousa, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, um dos organizadores do evento, informa que o Prof. Paul V. Bernhardt atualmente é presidente da Associação Australiana de Química, sendo reconhecido mundialmente por seus trabalhos de bioeletroquímica e desenvolvimento de sensores para diversos fins, inclusive para controle de qualidade de bebidas (ex: cerveja, vinho), detecção de cálcio, dentre outros.

As linhas de pesquisa do cientista são eletroquímica de enzimas, investigação de complexos de cobre como catalisadores de polimerização, desenvolvimento de equipamentos eletrocrômicos e síntese de quelantes de ferro para emprego em medicina, como no controle de doenças de desnível de ferro no organismo.

O público-alvo do evento são estudantes de graduação e pós-graduação em Química, Física e áreas afins. Para participar do seminário, não é necessário efetuar inscrição.

O Prof. Bernhardt é pesquisador visitante especial da Capes no laboratório de Bioinorgânica, em projeto de colaboração sob coordenação do Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes, envolvendo também os professores Izaura Diógenes e Eduardo Sousa e seus alunos.

Fonte: Prof. Eduardo Sousa, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica – fone: 85 3366 9938