Procurar no portal

Complexo Hospitalar promove Semana dedicada à doação e ao uso racional de sangue

Imagem: Voluntário doando sangueO Complexo Hospitalar da UFC realizará, de 22 a 26 de fevereiro, a Semana da Hemovigilância, com o objetivo de promover os procedimentos de vigilância na utilização de hemocomponentes. Serão desenvolvidas ações no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), voltadas tanto a pacientes e acompanhantes, quanto a profissionais, com o fim de conseguir maior volume de doações e conscientizar para o uso racional do sangue e a segurança transfusional. Como parte da programação, o Complexo, em parceria com o Hemoce, vai realizar o 1º HemovigiCeará, na quinta-feira (25).

A semana começará com duas blitz da Hemovigilância que serão montadas nos dois hospitais do Complexo na segunda e na terça-feira. Toda a comunidade hospitalar está convidada a participar. Nelas, as equipes das agências transfusionais vão esclarecer dúvidas e estimular a doação de sangue.

O HUWC e a MEAC são ligados à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na quarta-feira, cada hospital terá programação específica. No HUWC haverá busca ativa e na MEAC será feita a identificação segura de todos os que já receberam hemocomponentes, com a implantação piloto das pulseiras sinalizadas e adesivos de hemovigilância nas placas dos leitos. Na sexta-feira (26), as equipes terão seus conhecimentos postos à prova com a disputa de um quiz temático sobre hemovigilância.

Mas o ponto alto da programação é o 1º HemovigiCeará, evento que será realizado no auditório do Hemoce, das 8h30min às 12h30min do dia 25 (quinta-feira). "Será o maior encontro de hemovigilância já realizado no Ceará, com a apresentação de números reais dos hospitais que mais usam hemocomponentes e espaço para troca de conhecimentos e experiências", explica Denise Brunetta, chefe das Agências Transfusionais do Complexo. Mais informações no site do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh ou pelo telefone 85 3366 8510.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Ebserh no Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300