Seminário aborda transporte de calor em nanoestruturas como o grafeno

Imagem: Ondas gravitacionais (Foto: SXS team / Bohn et al 2015)Nesta quinta-feira (25), às 16h, na sala de seminários do Departamento de Física (bloco 926 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), será realizado o seminário "Transporte de calor em nanoestruturas: grafeno e semelhantes". Os organizadores explicam que os avanços obtidos nas últimas duas décadas na produção e caracterização de nanoestruturas permitiu, pela primeira vez, o estudo detalhado das propriedades físicas de sistemas de baixa dimensionalidade. O grafeno apresenta uma série de propriedades físicas superlativas, incluindo uma altíssima condutividade térmica.

A palestra será conduzida pelo Prof. Luiz Felipe Pereira, do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.

ATUAL MODELO DA TERRA – Na sexta-feira (26), também às 16h e no mesmo local, haverá o seminário "Uma viagem ao centro dos planetas: encontro entre as novas tecnologias e velhos sonos", a ser ministrado pelo Prof. Alfonso San Miguel, da Universidade Lyon 1, na França. A organização explica que o evento girará em torno de como os cientistas construíram o modelo atual da Terra, além de questionar se é possível recriar em laboratório as condições extremas do interior do nosso planeta ou outros planetas e estudar as propriedades da matéria em tais condições de alta pressão e alta temperatura.

ONDAS GRAVITACIONAIS – Os seminários do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC tiveram início na quarta-feira (24), com palestra sobre a detecção de ondas gravitacionais. O tema ganhou repercussão recentemente, após um grupo de cientistas anunciar a ocorrência do fenômeno, previsto há cerca de 100 anos pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955), em sua Teoria da Relatividade.

O palestrante foi o Prof. Victor Santos, que atualmente realiza estágio de pós-doutorado no Grupo de Teoria Quântica de Campos e Gravitação, do Departamento de Física da UFC. Em 2014, Santos realizou parte de seu doutorado no Institute for Gravitation and the Cosmos, na Universidade Estadual da Pensilvânia, Estados Unidos. Na ocasião, participou de um grupo de pesquisa comandado pelo Prof. Abhay Asthekar, cujo tema era gravitação quântica a laços. No seminário, foram discutidos alguns princípios básicos da teoria de Einstein e os caminhos e novos desafios advindos após a detecção das ondas gravitacionais.

De acordo com a teoria de Einstein, uma massa em movimento cria ondas gravitacionais de forma análoga a um barco que cria ondas sobre a superfície da água. Desde a década de 1960 o problema em se detectar a radiação gravitacional tem se mantido como um desafio para toda a comunidade científica e gerou uma gigantesca colaboração internacional. Até o presente momento, os dois maiores equipamentos desenvolvidos para essa tarefa são os Observatórios de Ondas Gravitacionais por Interferometria a Laser (LIGOs), localizados nos Estados Unidos.

Fonte: Prof. Alejandro Ayala, do Programa de Pós-Graduação em Física – fone: 85 3366 9906