UFC obtém 56% no índice de governança do TCU, desempenho acima da média nacional

Imagem: Pessoas interligadas por marcações circulares no chãoA Universidade Federal do Ceará obteve conceito intermediário no Levantamento de Governança Pública, divulgado recentemente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), tendo atingido nível avançado na dimensão controle. O conceito de governança compreende os mecanismos de liderança, estratégia e controle para monitorar, avaliar e direcionar a atuação dos dirigentes das instituições, com vistas à prestação de serviços e à formulação de políticas públicas de interesse da sociedade.

O estudo do TCU foi realizado em 2014 em 7.770 órgãos públicos federais, estaduais e municipais, a partir de uma autoavaliação obtida por questionário. Esses questionários analisam a adoção de políticas e instrumentos relativos a temas como transparência, gestão de risco, auditoria, monitoramento e avaliação de resultados e relacionamento com outros grupos e instituições da sociedade.

Com base nas respostas, o TCU criou o índice geral de governança simplificado (IGCS), para medir o desempenho de cada instituição. A UFC obteve aproveitamento de 56%, índice acima da média das organizações que participaram do levantamento (43,9%) e um pouco superior ao das instituições federais de ensino superior (53%). O melhor desempenho da UFC se deu no quesito controle, no qual alcançou índice de 82% e recebeu conceito "avançado". No quesito liderança, a UFC obteve 61% (intermediário) e, em estratégia, 47% (intermediário).

NOVA ETAPA – Depois do levantamento, o TCU incumbiu à Auditoria Geral da UFC a tarefa de fazer um diagnóstico, com a participação dos gestores da própria Universidade, da qualidade e do resultado dos fluxos operacionais e de procedimentos internos. O novo levantamento registrou avanços, mas também a necessidade de institucionalizar rotinas considerando as peculiaridades da cada área da UFC para garantir mais eficiência e menor custo nos processos.

O monitoramento dessas recomendações será feito pelo TCU no próximo ano, quando as evidências de aprimoramento do controle serão apresentadas pela UFC, especialmente no que se refere às inovações tecnológicas e à atualização das normas internas.

AVALIAÇÃO – "Um resultado como esse é para ser comemorado diante do contexto de limitações de recursos humanos que encontramos. E é importante ressaltar que isso demonstra muito esforço conjunto. Não é resultado de uma só área", avalia a Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Correa.

A Pró-Reitora ressalva que ainda há muito trabalho a ser feito, mas diz que a Universidade está conseguindo se adequar às boas práticas de governança. "A gestão só avança se a governança avançar."

Para a Auditora-Geral, Glícia Santiago, que vem acompanhando de perto as transformações no campo da governança, há uma mudança cultural em andamento na Universidade. "Hoje existe uma sensibilização em torno do tema e uma consciência de que a ação de governança é um divisor de águas", diz.

OUTRAS ÁREAS – A busca por aprimorar os instrumentos de governança na Universidade é longa, mas já começa a render frutos. Recentemente, o mesmo TCU se debruçou sobre a governança pública na área de tecnologia da informação nos órgãos públicos e apontou melhoras significativas na UFC. A Universidade passou da 89ª posição para a 17ª no ranking de governança das instituições federais de ensino superior.

A melhora foi obtida graças a uma série de ações tomadas, com reorganização de fluxos e processos, um trabalho desenvolvido pela Auditoria Interna e pela Secretaria de Tecnologia da Informação.

Uma das principais mudanças se deu na área de aquisições. Pelo novo modelo, as áreas informam no ano anterior, antes da elaboração do orçamento, todas as demandas de suprimentos relacionados à TI. Essas demandas são avaliadas por uma comissão que leva em consideração a necessidade, disponibilidade orçamentária e prioridades, resultando na aquisição planejada de equipamentos.

Fontes: Pró-Reitoria de Administração – fone: 85 3366 7360 / Auditoria Interna – fone: 85 3366 7347