Docente do Curso de Design de Moda compõe organização de evento em Portugal

Imagem: Logomarca do UD16 – Encontro de Doutoramentos em DesignRealizado há cinco anos pelos programas doutorais em Design da Universidade de Aveiro (UA) e da Universidade do Porto (UP), ambas em Portugal, o UD16 – Encontro de Doutoramentos em Design, a se realizar nos dias 22 e 23 de julho, conta com uma novidade em sua atual edição: a presença de uma docente da Universidade Federal do Ceará na comissão organizadora. A Profª Syomara Duarte, do Curso de Design de Moda da UFC, realiza doutorado em Design na UA e compõe o Comitê Executivo do evento, aberto a doutorandos de outros países, inclusive o Brasil.

Tendo "SobreVivência" como tema, os espaços do encontro – que reúne estudantes de doutorado, professores, recém-doutores e pesquisadores em torno do Design – pretendem questionar e projetar ideias, contribuindo para a ressignificação da presença humana no mundo em suas várias dimensões. No contexto atual, marcado pela incerteza e pela complexidade, cabe também à pesquisa em Design potencializar uma atividade projetual e de criação que traga novas soluções para problemas que afetam a existência, a preservação e a continuidade de pessoas, culturas e lugares.

Imagem: Profª Syomara Duarte, do Curso de Design de Moda da UFC"A SobreVivência é, assim, o mote para a reflexão, da polissemia que o termo encerra à constelação semântica em que se desdobra. Como o indispensável e o supérfluo, o básico e o luxuoso, o material e o espiritual. A sobrevivência, a supervivência, a subvivência, a revivência. A pergunta que fica desse debate é 'que vidas queremos com o Design desenhar?'", explica Syomara.

Mais informações e a programação completa podem ser encontradas no site do evento.

Fonte: Profª Syomara Duarte, do Curso de Design de Moda da UFC e integrante da comissão executiva do UD16 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.