Internacionalização: UFC adere a programa que fortalece mobilidade acadêmica

Imagem: Logomarca do Grupo Coimbra (Imagem: Divulgação)Ampliando seu processo de internacionalização, a Universidade Federal do Ceará confirmou a adesão ao programa Brazil-Europe Doctoral and Research (Be-A-Doc), com objetivo de promover a mobilidade acadêmica e expandir a interação com universidades europeias.

Destacando a internacionalização como área estratégica da UFC, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes, explica que o programa Be-A-Doc insere-se no âmbito do acordo de cooperação, celebrado em 2012, entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e o Coimbra Group (CG).

Com isso, a ideia é intensificar a mobilidade acadêmica entre as 72 universidades associadas ao GCUB e as 40 instituições europeias integrantes do Coimbra Group. As ações do programa consistem basicamente em enviar e receber tanto estudantes para doutorado-sanduíche quanto professores/pesquisadores para realização de períodos de investigação.

Nesta primeira edição do Be-A-Doc, participam os programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com excelência internacional (conceito 6) e nacional (conceito 5). Foram disponibilizadas 78 vagas para doutorado-sanduíche e 63  para visita de pesquisadores. No âmbito local, o programa Be-A-Doc na UFC tem a gestão compartilhada entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), responsável pela coordenação, e a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), responsável pela vice-coordenação.

INTERNACIONALIZAÇÃO – A UFC tem atuado em diferentes frentes buscando o fortalecimento do processo de internacionalização. Entre os destaques, está o crescimento nos seguintes campos: estudantes da UFC realizando estágio de doutorado-sanduíche no exterior; estudantes estrangeiros nos cursos de mestrado e doutorado da UFC; professores estrangeiros selecionados nos editais de professor visitante; eventos científicos internacionais de grande prestígio organizados por pesquisadores da UFC; convênios com instituições e agências de fomento internacionais. A UFC tem atualmente 121 estudantes estrangeiros matriculados em seus programas de pós-graduação, sendo 73 alunos de mestrado e 48 de doutorado.

Fonte: Prof. Antônio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943