Procurar no portal

Hospital Universitário Walter Cantídio realiza 150ª cirurgia de correção óssea facial

Imagem: O Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial iniciou a realização desse tipo de procedimento ainda em 2006 (Foto: Divulgação/HUWC)Estima-se que cerca de 30% da população brasileira apresente algum tipo de deformidade envolvendo os ossos da face e os dentes. Quando não é possível resolver o problema somente com o aparelho ortodôntico, faz-se necessária uma correção óssea por meio da cirurgia ortognática, que restabelece o equilíbrio anatômico da face. Referência nesse tipo de procedimento cirúrgico, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) chegou à 150ª cirurgia dessa modalidade, no mês de fevereiro.

Esse tipo de cirurgia é indicado, conforme explica o cirurgião bucomaxilofacial Eduardo Studart, chefe do Ambulatório de Cirurgia Ortognática do HUWC, para pacientes com queixo grande, pequeno ou torto, que expõem muito a gengiva, dentre outros casos, desde que esses defeitos sejam todos esqueléticos. O especialista explica que, por ser um hospital vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), os pacientes chegam ao ambulatório via centros de especialidades odontológicas (CEOs) ou unidades básicas de saúde. Cerca de 70% dos pacientes são oriundos da Capital. O restante, de municípios do interior do Estado, especialmente Sobral e Juazeiro do Norte. Para todos os casos, o encaminhamento da unidade pública de saúde é indispensável.

SERVIÇO DE CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL – Unidade do qual o Ambulatório de Cirurgia Ortognática faz parte, o Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial iniciou a realização desse tipo de procedimento ainda em 2006. A partir de 2010, com a criação da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e do ambulatório específico para tratar problemas nos ossos da face, as cirurgias ortognáticas deixaram de ser esporádicas e passaram a ganhar rotina e fluxo de trabalho sistematizado. O ambulatório funciona às terças-feiras da segunda e da quarta semana do mês, das 7h30min às 11h30min, no Curso de Odontologia da UFC, onde são recebidos, em média, 20 pacientes por dia.

As atividades do ambulatório têm ajudado a melhorar a qualidade de vida de muita gente, como a da estudante de Enfermagem Francisca Alinny de Oliveira Lopes, de 19 anos. "Em outubro de 2014, a cirurgia aconteceu e minha vida mudou completamente. Meu queixo, que era projetado para a frente, foi colocado na posição correta e meus maiores problemas, de estética e mastigação, foram resolvidos", comemora. Vale ressaltar que a cirurgia ortognática depende de um tratamento ortodôntico em conjunto. "Não colocamos aparelho (ortodôntico). Aqui, tratamos osso mal posicionado que só a cirurgia vai poder resolver", esclarece o cirurgião Eduardo Studart.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Ebserh no Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300