Especialização realizada pela UFC celebra 10 anos com 300 docentes formados

Imagem: Os participantes desenvolvem projeto de inovação educacional e implementam em sua instituição de origem (Foto: Ribamar Neto)Cerca de 80 docentes nas profissões da saúde de diversas instituições de ensino superior do Brasil celebraram, na última sexta-feira (26), a décima edição do Instituto Regional Faimer do Brasil, curso de especialização realizado pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (Faimer). Reunidos desde o dia 13 de fevereiro em Beberibe, a turma atual segue até o dia 6 de março em atividades de imersão nas temáticas do curso.

O encontro reuniu a turma de 2015, que soma 40 participantes, com a anterior, já em processo de conclusão do curso, que dura dois anos. Na ocasião, eles refletiram sobre o papel que o Faimer tem desempenhado no desenvolvimento profissional dos docentes e as contribuições deste para o desenvolvimento do ensino em saúde no País. Desde seu início, o curso já formou 300 docentes de todo o Brasil.

Veja outras imagens do curso no Flickr da UFC

"O Instituto Regional Faimer Brasil é um projeto muito vitorioso, porque tem trazido muitas contribuições para o País", destacou o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que é co-diretor do Instituto e presidiu a cerimônia. "Hoje, temos o que chamamos de comunidade de práticas, que tem 300 membros já formados aqui por esse programa. E essas pessoas se encontram à frente das iniciativas, das políticas de estado para a educação nas profissões da saúde, que são desenvolvidas tanto pelo Ministério da Educação quanto pelo Ministério da Saúde", reforça. O professor assinalou também, como contribuição do Instituto, o aumento nas publicações em educação na área da saúde, incluindo publicações internacionais.

Imagem: O Instituto Regional Faimer Brasil é um projeto muito vitorioso, destacou o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos (Foto: Ribamar Neto)"A UFC tem um papel fundamental nesse processo. Primeiro, porque o fato de ela ter sido escolhida para ser a instituição âncora desse programa no Brasil mostra a credibilidade que temos. Temos vários professores que hoje são facilitadores do programa. No grupo de coordenação, temos eu e mais duas professoras da UFC e a Instituição tem dado todo o apoio ao longo desses 10 anos com a parte de infraestrutura e com apoio logístico. A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) também é quem administra os recursos que são arrecadados a cada ano, quer através do Ministério da Saúde ou do Ministério da Educação. Então, tudo que a Universidade pode, ela coloca a serviço dessa iniciativa. Sem contar que é um curso de especialização da UFC, oferecido pela Universidade, o que é muito bom, porque ele titula docentes de todas as partes do País", completa.

Ao longo dos anos, o curso não só expandiu o número de participantes anuais, como ampliou o seu público-alvo. Antes voltado apenas para educadores médicos, hoje se estende a todos os demais docentes da área de saúde.

"O programa, além de oferecer para as pessoas habilidades e novas tecnologias educacionais, formas de ensinar e formas de entender o papel do docente, também prepara para liderança e gestão na vida acadêmica", analisa a professora titular de Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e co-diretora do Programa Faimer Brasil, Eliana Amaral.

Imagem: Os participam se reúnem para uma fotoO Instituto tem como objetivo principal a melhoria da saúde da população através do aperfeiçoamento da formação de recursos humanos em saúde. Os participantes, para concluir o curso, precisam desenvolver um projeto de inovação educacional e implementá-lo em sua instituição de origem. De acordo com Eliana, os projetos têm dado resultados e, muitos deles, acabam ampliando sua abrangência, indo para além das instituições. "O programa de verdade se preocupa em formar pessoas que são agentes de mudança, e agentes de mudança de uma forma geral", destaca.

SOBRE O FAIMER – A especialização do programa Faimer consiste em duas sessões presenciais, realizadas no Ceará, e duas sessões a distância de 11 meses cada. Nas sessões presenciais, são trabalhados temas como: avaliação de estudantes, boas práticas docentes, avaliação de programa, educação a distância, gerenciamento de mudanças, planejamento de projetos, gerenciamento de conflitos, pesquisa educacional, mérito acadêmico, pesquisa quantitativa e qualitativa.

As sessões a distância priorizam o processo de tutoria (mentoring) dos participantes, na construção de redes e no intercâmbio de ideias, além do aprofundamento de temas específicos através de trabalho em grupo. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Instituto.

Fonte: Coordenadoria da Comunicação e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331