Procurar no portal

Pós-Graduação em Engenharia Agrícola discute proposta de convênio com universidade alemã

Imagem: Prof. Benedikt Schmülling, representante da instituição alemã (Foto: Divulgação)A Universidade Federal do Ceará e a Bergische Universität Wuppertal, da Alemanha, formalizaram intenção de convênio por meio de carta assinada pelos professores Daniel Albiero, do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da UFC, e Benedikt Schmülling, representante da instituição europeia.

O Prof. Schmülling chegou ao Brasil no dia 17 de fevereiro e participou de diversas reuniões de trabalho na UFC. A parceria entre Schmülling, especialista em mobilidade elétrica (veículos elétricos), e Albiero, referência em projetos de máquinas agrícolas (tratores), originou-se da proposta de criação de um trator elétrico com suprimento de energia proveniente de fonte renovável (solar/eólica/biogás), com o objetivo de ser usado na agricultura familiar do semiárido. O projeto foi aprovado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

PÓS-GRADUAÇÃO – A proposta de convênio integra estratégia de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da UFC, que já tem excelência nacional (nível 5), segundo a Capes. Hoje, o Programa tem parcerias com as seguintes universidades estrangeiras: Universidade de Potsdam, Instituto de Pesquisas da Terra de Potsdam e Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia (Alemanha); Universidade de Lleida, Centro Florestal da Catalunha, Universidade Politécnica de Valência (Espanha); Universidade de Buenos Aires e Universidade Nacional de Cuyo (Argentina); Universidade de Zurique (Suíça); Universidade de Concepción (Chile); Universidade de San Simon (Bolívia); Escola Politécnica Nacional de Quito (Equador); e AgroParisTech (França).

A quantidade de parcerias internacionais se reflete no desempenho dos docentes do PPGEA, que, de um total de 20 membros titulares, 10 são bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias – fone: 85 3366 9735

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300