Procurar no portal

Grupo formado por estudantes do Curso de Teatro realiza temporada no Teatro SESC Iracema

Imagem: Cartaz do espetáculo Há algo estranho nas coisas que não são ditas, da companhia Farpa Teatro (Imagem: Divulgação)Estreia nesta quinta-feira (10) e segue em temporada nos dias 17, 24 e 30 de março, o espetáculo Há algo estranho nas coisas que não são ditas, da companhia Farpa Teatro, grupo criado por alunos do Curso de Teatro da UFC. A peça, que será apresentada às 20h, no Teatro SESC Iracema (Rua Boris, 90, Praia de Iracema), é resultado de uma pesquisa de 10 meses sobre as relações contemporâneas e tem como mote a queda do avião A320, da Companhia Aérea Lufthansa, em maio de 2015, nos Alpes Franceses.

Como explica Lucas Madi, encenador e autor da obra, o espetáculo partiu dos detalhes do fato para a criação cênica: após investigações, foi descoberto que o copiloto do avião havia provocado intencionalmente a queda. "A pesquisa tem a premissa de esmiuçar o acontecimento e nele descobrir vertentes para a criação de nosso projeto poético. Pesquisando, descobrimos que Andreas Lubitz disse que, um dia, todos saberiam seu nome e se lembrariam dele. Tais afirmações nos fizeram refletir sobre a necessidade do homem contemporâneo de ser conhecido por algo. Lubitz também sofria de depressão, e isso nos trouxe debates sobre a doença", comenta o autor.

Com influências estéticas do Teatro do Absurdo, melodrama, dadaísmo, além de técnicas de dança contemporânea, performance, tableau vivant e ready-made, o espetáculo ainda aborda os princípios que guiam os comportamentos da geração atual. "Eles (os princípios) nos fazem retrair desejos e esconder sentimentos, atos que podem estar tornando nossa sociedade um poço de afetos acumulados", diz Madi. Para a atriz Viviane Maia, o trabalho busca despertar um olhar atento para os acontecimentos a nosso redor. "Ler nas entrelinhas das informações que nos chegam e repensar conceitos predefinidos são os 'links' que o espetáculo pretende explorar em cena, com atores e espectadores inquietos", afirma.

Há algo estranho nas coisas que não são ditas tem no elenco: Camila Pontes, Clayson Saldanha, Ilton Rodrigues, João Lucas Vieira, Nádia Camúla, Plinio Morais e Viviane Maia. O figurino é de Isac Bento. Na equipe técnica, Raí Santorini na iluminação e João Lucas Vieira na edição de som. A fotografia é de Roberta de Oliveira. A classificação indicativa do espetáculo é de 16 anos. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

FARPA TEATRO – Criado no primeiro trimestre de 2015, dentro das atividades do Curso de Teatro da UFC, o Farpa Teatro surgiu a partir do encontro de estudantes em Artes Cênicas que queriam pesquisar e investigar potências criadoras para um teatro que os tirasse da zona de conforto. Tem como projeto poético a investigação de possibilidades através do corpo do ator, que gerou a estética e linguagem para Há algo estranho nas coisas que não são ditas, primeiro trabalho do grupo.

Fonte: Lucas Madi, integrante do grupo Farpa Teatro – fone: 85 99749 3990

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300