Campi de Quixadá e Crateús se mobilizam contra o Aedes aegypti no Interior

Imagem: Palestras em escolas de Quixadá ocorrem desde fevereiro (Imagem: Divulgação/Campus de Quixadá)Para reforçar a mobilização contra o mosquito Aedes aegypti no Interior do Estado, o Campus da UFC em Quixadá tem realizado uma série de atividades educativas com a população.

Na última sexta-feira (4), em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde, o Campus realizou palestras na Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador César Cals, com a presença de pais de alunos e funcionários, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), para um grupo de funcionários.

As palestras foram ministradas por Clemilson Nogueira Paiva, doutorando em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFC, que abordou aspectos da prevenção ao surgimento do mosquito, medidas necessárias para seu controle e formas de detecção de dengue, zika e chikungunya.

Essa não foi a primeira vez que o Campus de Quixadá saiu às ruas para informar e sensibilizar a população. No dia 26 de fevereiro, as atividades ocorreram nas escolas José Martins Rodrigues e Abraão Baquit. Antes, no dia 19 de fevereiro, foi a vez de alunos, pais e funcionários da Escola Coronel Virgílio Távora assistirem às palestras.

O Governo Federal entende que sensibilizar a população é uma das principais ferramentas para evitar o surgimento de novos focos de reprodução do Aedes aegypti. Na próxima fase, professores das escolas das redes municipal e estadual também passarão por formação, no sentido de integrarem em suas disciplinas atividades que promovam a prevenção e a erradicação do mosquito.

Imagem: Jovens de escolas de ensino fundamental e médio participaram de palestras em Crateús (Foto: Divulgação/Campus de Crateús)CRATEÚS – O Campus da UFC em Crateús também aderiu às atividades. Na última sexta-feira (4), foram proferidas duas palestras pelo Prof. Carlos Henrique Alencar, da Faculdade de Medicina da UFC. As atividades ocorreram no Teatro Rosa Moraes, reunindo cerca de 200 alunos do Colégio Regina Pacis, e no auditório do IFCE em Crateús, para cerca de 250 alunos do Instituto e do Colégio Manuel Mano.

Fontes: Campus da UFC em Quixadá – fone: 88 3412 0919 / Campus da UFC em Crateús – fone: 88 3691 1333