Procurar no portal

Segundo dia de colação de grau tem saudação às mulheres e reflexão sobre mercado

Imagem: Reitor Henry de Holanda Campos cumprimenta o Pró-Reitor Cláudio Marques (Foto: Ribamar Neto/UFC)Porque nesta terça-feira (8) se comemorava o Dia Internacional da Mulher, o Reitor Henry de Holanda Campos abriu sua fala na segunda noite de colação de grau 2015.2, onde estavam 526 formandos de 32 cursos da Universidade Federal do Ceará, fazendo uma homenagem às mães dos concludentes, às professoras, às servidoras técnico-administrativas da UFC e às demais mulheres presentes à solenidade. Fechou esse momento do discurso citando Rosa Luxemburgo (1870-1919), que dizia acreditar num mundo melhor quando as mulheres fossem "socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres".

Em seguida, dirigindo-se aos novos profissionais graduados pelos Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia, lembrou-lhes de que agora são "portadores de um diploma que lhes transmite responsabilidades e desafios. E eu lhes asseguro que estão prontos para enfrentá-los". Reconheceu que os formados frequentaram uma universidade pública, de qualidade, onde vivenciaram percalços, "mas também recolheram lições imprescindíveis, transmitidas por uma valorosa equipe de professores, ou recolhidas na sociedade, no contato direto com nossa realidade socioeconômica".

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

O Prof. Darlan Rabelo Girão, coordenador do curso de bacharelado em Matemática, falou em nome de todos os docentes e convidou os formandos a uma reflexão sobre a conquista de concluir um curso de graduação na Universidade Federal do Ceará. Para ele, "significa muito mais do que obter um diploma". É um grande diferencial. "As experiências que vocês vivenciaram aqui vão modelar vários aspectos de sua vida: desde o desenvolvimento de habilidades profissionais até a formação do caráter", afirmou.

Muito feliz por ser a representante de todos os formandos, a concludente Larissa Sousa Pereira, do Curso de Engenharia Mecânica, disse que vivia um "dia especial, o nosso dia", e afirmou que queria dividir a alegria com todos. Fez um agradecimento aos professores, aos servidores, às famílias, aos namorados e namoradas, que contribuíram para a caminhada, com seus tropeços e quedas. "Mas não nos perdemos", emendou. Concluiu dizendo que a noite era a realização de um sonho e início de um novo ciclo.Imagem: Prof. Darlan Rabelo Girão, Coordenador do curso de bacharelado em Matemática, falou em nome de todos os docentes (Foto: Ribamar Neto/UFC)

DIVERSIDADE – Para mostrar como os anos passados na Universidade serviram para o amadurecimento de cada um, o Prof. Darlan Girão fez uma observação: "Na escola e nos lugares que vocês frequentaram até o fim do ensino médio, conviveram apenas com indivíduos de condições financeiras e culturais semelhantes às suas. Aqui na UFC, encontraram uma pequena amostra de como nossa sociedade é composta. Conviveram com o rico, com o pobre; com o negro, com o branco; com o religioso, com o ateu; com o heterossexual e com o homossexual; e, não esqueçam, com os cães e com os gatos". E prosseguiu: "Nesta casa vocês conheceram pessoas que serão seus amigos para o resto de suas vidas, conheceram pessoas com quem irão trabalhar ou dividir experiências profissionais, conheceram pessoas com quem vão casar. Conheceram certas figuras com quem, a menos que mantenham conta ativa no Facebook, perderão completamente o contato, mas que jamais esquecerão".

MERCADO DE TRABALHO – O Prof. Darlan Girão também aconselhou aos formados que "sejam extremamente esforçados e dedicados. Nada está garantido, sua carreira é construída aos poucos". Indo mais além, salientou que, "embora você seja o melhor aluno de sua turma, lembre-se de que neste mesmo ano milhares de outros brasileiros estarão se formando e que deve haver, pelo menos, algumas centenas de melhores alunos por aí. Todos com a mesma formação que a sua... Que dureza, hein?". E complementando o trecho de seu pronunciamento, que rotulou de "Diploma versus Mercado de Trabalho", acrescentou bem-humorado: "E na China tem muita gente".

RESPEITO AO PRÓXIMO – No final de seu discurso, o Prof. Darlan Girão recomendou: "Pensem sempre no bem coletivo, pois, individualmente, somos muito pequenos. Enquanto nossa sociedade não estiver estruturada para oferecer condições dignas para todos os seus membros, nossa qualidade de vida estará sempre comprometida". Pediu, também, que os recém-formados "nunca usassem a contramão de uma via para escapar de um congestionamento. Digo isso literalmente e no sentido figurado. Para você ganhar dois minutos de seu dia, outras 20 pessoas precisam perder seis segundos cada uma. Se não formos capazes de respeitar o próximo nas pequenas coisas da vida, o que podemos esperar de nosso futuro coletivo?", questionou.

NOVAS GERAÇÕES – O Reitor Imagem: Foram 526 formandos de 32 cursos da Universidade Federal do Ceará (Imagem: Ribamar Neto/UFC)Henry Campos assegurou que, em nosso País, as novas gerações de profissionais de nível superior têm papel fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária, com mais educação, mais oportunidade de trabalho e menos violência; mais saúde e menos exploração dos deserdados; mais solidariedade e menos corrupção. "Esse mundo é factível e nós, na Universidade, atuando na seara onde nos compete agir, temos feito nossa parte. As universidades públicas brasileiras hoje estão maiores, melhores e bem mais presentes, após um acelerado processo de expansão. As instituições federais, em todo o País, ganharam novos campi e centenas de municípios brasileiros passaram a beneficiar-se com o ensino superior de qualidade". Concluindo seu pronunciamento, congratulou-se com os pais e familiares dos formandos, desejando que "trilhem com sucesso o caminho que se abre diante de vocês".

Nesta quarta-feira (9), em solenidade que tem início às 19h, na Concha Acústica da Reitoria, colarão grau 571 concludentes de 14 cursos da Faculdade de Direito; do Centro de Humanidades; da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); da Faculdade de Educação; e do Curso de Pedagogia, do Instituto UFC Virtual.

Leia mais: Mães e pais: colação de grau é também momento de retribuição

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300