Última noite de colação: Reitor diz que papel da UFC vai além da construção do saber

Imagem: Formandos não seguram a emoção no último dia de colação de grau em Fortaleza (Foto: Viktor Braga/UFC)Na solenidade que encerrou o ciclo de colações de grau dos concludentes da UFC dos campi de Fortaleza, realizada na noite da quarta-feira (9), o Reitor Henry de Holanda Campos afirmou que "o papel da Universidade vai além da tarefa de construir e disseminar o saber. Inclui o exercício da sensibilização para o mundo em que vivemos, um cenário por vezes cruel, mas que podemos modificar com nossas atitudes e capacidade de trabalho, com a força da inteligência e o exemplo de conduta ética".

Dizendo-se contagiado com a alegria dos concludentes, de seus familiares e amigos diante da vitória que representa a conquista do diploma universitário, o Prof. Henry Campos afirmou sentir um justificado orgulho por "ver a Universidade cumprindo seu papel, avançando, investindo na qualidade de tudo o que faz, e conquistando, cada vez mais, o respeito e a admiração dos cearenses".

Colaram grau 571 concludentes do Centro de Humanidades da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); da Faculdade de Educação; do Curso de Pedagogia; do Instituto UFC Virtual; e da Faculdade de Direito.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

RELAÇÕES HUMANAS – O coordenador do Curso de Direito, Prof. William Paiva Marques Junior, representando o corpo docente, repassou um conselho que um dia lhe foi dado e considera fundamental: "Não se deixem levar pela sedução do poder ou do dinheiro. A corrupção continua a produzir as maiores misérias na vida da humanidade".

Imagem: Reitor Henry Campos discursa para 571 concludentes e seus familiares (Foto: Viktor Braga/UFC) O docente William Marques, além de ter sido escolhido para falar em nome dos professores, recebeu uma homenagem dos formandos da Faculdade de Direito, que deram seu nome à turma 2015.2.

Ele buscou o filósofo Jean-Jacques Rousseau – que afirmou certa vez preferir ser homem de paradoxos a ser homem de preconceito – para justificar a necessidade de construir relações humanas mais dialógicas, inclusivas e dialéticas, que respeitem todas as diferenças, que sufoquem ódios, intolerâncias e preconceitos.

Disse esperar que "essa formatura represente mais do que um instrumento de sucesso pessoal, e sim signifique um valoroso mecanismo de transformação social pela busca da felicidade individual e coletiva, libertando a sociedade das amarras psíquicas que menoscabam a condição humana ao perpetuar a escravidão mental de milhões de brasileiros, em pleno século XXI". Também em forma de conselho afirmou: "sejam livres em suas opiniões, sentimentos, escolhas existenciais e atitudes, não se submetendo jamais a comportamentos ditatoriais, monolíticos, estanques, tirânicos e autocratas".

Imagem: Natália Carvalho de Araújo, concludente do Curso de Finanças, foi a oradora representante dos formandos (Foto: Viktor Braga/UFC)NADA SE PERDE – "Chegamos ao fim dessa jornada que começou cheia de expectativas, se desenrolou mesmo em meio às dificuldades e concluiu-se com muito esforço. Mas esse fim para nós é apenas o começo de uma nova fase", ressaltou Natália Carvalho de Araújo, concludente do Curso de Finanças, oradora representante dos formandos.

Natália falou do momento de despedida "dos corredores, das salas, do restaurante universitário e de todos que fazem a UFC", mas assegurou que "nada disso irá se perder, porque ficam conosco as lembranças e tudo que aprendemos como lauréis de uma batalha que vencemos".

Lembrou que o mercado de trabalho espera os novos profissionais e pediu aos colegas que honrem "tudo que aprendemos enquanto graduandos e futuros profissionais de nossas áreas, para que coloquemos nossas profissões em destaque, para que carreguemos o nome da UFC sempre mais longe, sempre mais alto".

Finalizou seu pronunciamento com uma frase de Victor Hugo: "O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inalcançável, para os temerosos, o desconhecido, para os valentes, é a oportunidade". E conclamou: "Sejamos valentes".

Leia mais: Vindos de longe e de perto, novos concludentes realizam sonho do diploma

INTERIOR – Sexta-feira (11), colarão grau os concludentes do Campus da UFC em Sobral e, na próxima segunda-feira (14), os graduandos do Campus de Quixadá.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331