Presidente da Capes participa de Aula Magna hoje (17), às 14h, no Campus do Pici

Imagem: O presidente da Capes, Prof. Carlos Afonso Nobre, é palestrante convidado para a aula magna da pós-graduação da UFC (Foto: Haydée Vieira - CCS/Capes)O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Prof. Carlos Afonso Nobre, é palestrante convidado para a aula magna organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, na quinta-feira (17). O evento ocorre às 14h, no auditório do Centro de Tecnologia (Campus do Pici Prof. Bezerra), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

A aula, que é o marco inicial do período letivo 2016.1 da pós-graduação, tem como tema "Pós-graduação brasileira e desenvolvimento sustentável". O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes, destaca que, além de presidente da Capes, o Prof. Carlos Nobre é um pesquisador de renome na área de pesquisas espaciais e mudanças climáticas.

"Ele pode agregar e discutir assuntos importantes para a pesquisa, como os desafios da pós-graduação, a própria sustentabilidade do sistema, o financiamento de projetos, a internacionalização, dentre outros", adianta o pró-reitor.

SOBRE O PALESTRANTE – Carlos Afonso Nobre é doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Iniciou sua carreira profissional no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atuou como pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de 1983 a 2012. Atualmente, é presidente da Capes. Foi diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE), dentre outras funções de gestão e coordenação de programas e políticas científicas. Em 2010, recebeu a condecoração da Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Presidência da República.

Fonte: Prof. Antônio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.