Mensagem da Reitoria: em clima de festividade, UFC saúda calouros e veteranos

Imagem: O semestre letivo 2016.1 tem início nesta segunda-feira, dia 14 (Foto: Jr. Panela/UFC)A cada início de semestre letivo na Universidade Federal do Ceará, o clima é de renovação. Renovam-se os desafios, as expectativas, os sonhos – fruto da chegada de milhares de jovens estudantes, calouros e veteranos, que preenchem as salas de aulas com sua energia e desejo de aprendizado.

É com alegria que a UFC reabre as portas e saúda a abertura de 2016.1, desejando boas-vindas e conclamando alunos, professores e servidores técnico-administrativos a aproveitarem este ambiente de ensino e, sobretudo, de criatividade.

Após um acelerado e irreversível processo de expansão, a UFC está maior, melhor e bem mais presente na sociedade, com campi distribuídos em várias regiões do Estado – Sobral, Quixadá, Russas e Crateús – e atuação de peso na Capital.

Há, hoje, muito mais condições para que a Universidade cumpra sua principal missão, que é colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária, onde haja mais educação, mais oportunidades de trabalho e menos violência; mais saúde, mais solidariedade e menos exploração.

A UFC deve ser palco dessas lutas, através do engajamento institucional, da formação profissional de qualidade, da pesquisa, da extensão e da atuação da comunidade universitária.

O papel da Universidade vai além da disseminação do saber. Inclui o exercício da sensibilização para o mundo em que vivemos, um cenário por vezes cruel, mas que podemos modificar com nossas atitudes e capacidade de trabalho, com a força da inteligência e o exemplo de conduta ética.

Henry de Holanda Campos                                                          Custódio Almeida
        Reitor                                                                                  Vice-Reitor