Central Analítica instala novos equipamentos e amplia qualidade dos serviços

Imagem: Novo equipamento da Central Analítica, secador por ponto crítico (Foto: Divulgação)A Central Analítica da Universidade Federal do Ceará, localizada no Departamento de Física do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, concluiu a instalação de dois novos equipamentos para a comunidade científica, ampliando os serviços que podem ser oferecidos para pesquisadores e estudantes. Os equipamentos são o secador por ponto crítico e o ultramicrótomo, utilizados na preparação de amostras a serem analisadas nos microscópios eletrônicos.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes, que coordena a Central, explica que o secador por ponto crítico permite secagem de material biológico sem deformação, possibilitando a observação de material com o mínimo de artefatos em microscópio de varredura.

O ultramicrótomo, por sua vez, permite cortes ultrafinos (até 20 nanômetros de espessura) em vários tipos de materiais. Esses materiais podem ser observados em microscopia eletrônica de varredura. Porém, esse tipo de processamento tem com principal objetivo o preparo de amostras para microscopia eletrônica de transmissão. Os equipamentos instalados foram adquiridos através do programa Pró-Equipamentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).Imagem: Ultramicrótomo permite cortes ultrafinos (até 20 nanômetros de espessura) em vários tipos de materiais (Foto: Divulgação)

A CENTRAL – Inaugurada em 2014, a Central Analítica da UFC busca proporcionar aos usuários, de diversas áreas do conhecimento, infraestrutura em técnicas analíticas e de microscopia, com o objetivo de viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas e tecnológicas na Universidade, em parceria com outras instituições de pesquisa.

A Central integra o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), formado por um conjunto de laboratórios dedicados às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em nanotecnologia, e foi construído com recursos da UFC, Capes, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), SisNANO e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Prof. Antônio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.