Procurar no portal

Aula Magna do Curso de Jornalismo terá lançamento e debate sobre livros-reportagem

Imagem: Capa do livro "Auri, a anfitriã: memórias do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa" (Imagem: Divulgação)A primeira semana de aula dos recém-ingressos do Curso de Jornalismo da UFC, além das já tradicionais atividades de recepção, traz uma rica discussão sobre o gênero jornalístico que mais "flerta" com a literatura. Como Aula Magna do semestre 2016.1, haverá nesta quarta-feira (16), às 18h, o lançamento das obras Auri, a anfitriã: memórias do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa e Na Marca do Pênalti: o sonho de ser jogador de futebol, ambas com o selo da Imprensa Universitária. A programação ocorrerá na área 2 do Centro de Humanidades da UFC.

De autoria das agora jornalistas Aline Moura e Bárbara Almeida, Auri, a anfitriã traz um apanhado de narrativas sobre trajetórias que se cruzam nos corredores do único presídio feminino do Estado do Ceará, localizado no município de Itaitinga. Orientado pela Profª Naiana Rodrigues, o livro é escrito em primeira pessoa, tendo como narradora a própria "entidade-presídio". É Auri quem nos conduz pelo seu interior, apresentando várias histórias de erros, dores e também sonhos com a liberdade.

Na Marca do Pênalti é assinado pelos também jornalistas Alan Barros e Jéssica Welma e versa sobre outro tipo de sonho: o de ser atleta profissional. Os repórteres acompanharam a "peneira" de jovens talentos que almejam uma vaga nas divisões de base do futebol cearense e investigaram a fundo a realidade de jogadores e técnicos de sucesso. A orientação ficou a cargo do Prof. José Ronaldo Salgado.

Uma das autoras, Aline Moura diz que produzir um livro-reportagem era um sonho antigo. Foi quando ainda era estagiária, ao cobrir o concurso Miss Penitenciária, que o contato com o assunto a levou a delinear a ideia junto com a colega Bárbara. Resolveram então contar a história das mulheres infratoras usando a persona da própria instituição. "O que percebemos na experiência foi que essas mulheres se envolveram com o crime ainda muito jovens. Mais que dar visibilidade ao tema, o livro pretende levantar o debate sobre a eficiência do sistema prisional. Investir em um trabalho prático é uma maneira enriquecedora de iniciar a carreira profissional, além de ser uma experiência única de desenvolver suas habilidades jornalísticas de forma independente", explica, deixando a dica para quem ainda está nos bancos da UnivImagem: Capa do livro "Na Marca do Pênalti" (Imagem: Divulgação) ersidade.

DEBATE – Além do lançamento, está prevista uma mesa-redonda sobre o gênero com os autores e docentes. Uma delas será do Prof. José Ronaldo Salgado, mestre em Letras, pesquisador da área de Jornalismo Literário e professor orientador do Laboratório de Jornalismo Impresso do Curso de Jornalismo da UFC. A segunda convidada é Mayara de Araújo, especialista em Docência no Ensino Superior, professora substituta do Curso de Jornalismo da UFC e autora do livro-reportagem Histórias de Beco: quando a poeira assenta, entrevemos rostos, punhos e corações (2011).

O projeto Livros-Reportagem foi concebido em 2011 pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC para dar a oportunidade de trabalhos desse gênero produzidos pelos concludentes do Curso de Jornalismo ultrapassarem as bibliotecas acadêmicas e chegarem às mãos da comunidade leitora externa. Embora consista em uma atividade letiva para os novos ingressantes, a programação é gratuita e aberta ao público.

Fonte: Simone Faustino, da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7319 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300