Com homenagem a Manoel de Barros, zine "A Literação" será lançado na sexta-feira (18)

Imagem: Será lançado na próxima sexta-feira (18) o zine "A Literação" (Imagem: Divulgação)Será lançada na próxima sexta-feira (18) a quarta edição do zine "A Literação" – organizado por alunos do Curso de Letras da UFC e que conta com artes visuais e literárias de artistas de toda a cidade. Para marcar o lançamento, haverá um sarau com várias apresentações artísticas, a partir das 18h, no Bosque Moreira Campos, localizado na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

Esta edição tem o título de "Sarau das Ignorãças", em homenagem aos 100 anos de nascimento do poeta brasileiro Manoel de Barros (que nasceu em 1916 e morreu em 2014). "A marginalidade e a inutilidade pregadas na poesia do escritor são inspiradoras para nós, pois são também componentes essenciais para a literatura marginal a que buscamos dar voz por meio do nosso zine", conta Lúcio Flávio Gondim, um dos idealizadores da publicação.

O título é uma referência a uma das obras de Manoel de Barros, o Livro das Ignorãças. Segundo os organizadores do sarau, a ideia é fazer uma "provocação-paradoxo a partir da criação de um evento que exalta a natureza desconstruída de títulos e méritos, mas cheia de matéria de poesia de todas as coisas, dentro do ambiente acadêmico, no qual predomina um discurso mais elaborado e científico".

No evento de lançamento, vão se apresentar as bandas A Mulher Barbada e Os Caixeiros Viajantes, Vencatu, Somos, Farolsaturno e Dann Campos. Como intervenção urbana, haverá os trabalhos dos artistas João Miguel Lima, Gabura e o grupo Descoletivo. O zine será vendido a R$ 2,00. As edições anteriores do "A Literação" também estarão disponíveis para venda.

SOBRE O PROJETO – O "A Literação" é um projeto vinculado à Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC e promove a aproximação da Universidade com as linguagens artísticas e seus realizadores de dentro e de fora da UFC, visando abranger a comunidade. As três edições anteriores eram reservadas para publicação de alunos do Curso de Letras da UFC e tentavam, assim, abordar questões bastante particulares à realidade discente.

Segundo os organizadores, o sarau surgiu como uma necessidade de promover um evento de lançamento dos zines e "congregar os alunos em suas diversas habilidades artísticas em um evento que congrega e que tenta também trazer a cidade – e seus múltiplos artistas – para dentro da Universidade".

Fonte: Lúcio Flávio Gondim, da organização do zine "A Literação" – fone: 85 98712 8967