Computadores de laboratórios são adaptados para acesso por deficientes visuais

Foto de uma mulher mexendo no computador com fones de ouvido (Foto: prolu.wordpress.com)A Universidade Federal do Ceará está adequando os computadores dos laboratórios de informática de suas unidades acadêmicas para que sejam acessíveis a pessoas com deficiência visual. A ação visa adequar as condições dos laboratórios da UFC à Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que determina um mínimo de 10% de equipamentos acessíveis em instalações que recebam recursos públicos.

De início, técnicos da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui estão visitando as unidades onde se sabe existir aluno ou servidor com estas necessidades especiais. De acordo com a diretora da Secretaria de Acessibilidade, Profª Vanda Leitão, o ideal é que todos as máquinas de todos os laboratórios sejam adequados. "Vamos alcançar os 10% determinados por lei, mas o nosso desejo é adequar todos os computadores, uma vez que isso não impede que eles sejam utilizados por todas as pessoas", explica.

A adequação se dá com a instalação de softwares gratuitos nas máquinas, que fazem a comunicação com o usuário através de síntese de voz, como é o caso do brasileiro Dosvox e do australiano NVDA. Atualmente, já existem computadores adaptados no Centro de Humanidades.

No ano passado, a Secretaria de Acessibilidade encaminhou Ofício Circular no qual solicita a adesão dos diretores dos centros e faculdades da UFC, assim como os diretores dos campi de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

AGENDAMENTO – A Secretaria reforça a solicitação para que os diretores realizem agendamento de visitas através de e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando: unidades/subunidade(s); localização do(s) laboratório(s); pessoa(s) responsável(eis) pelo acompanhamento do serviço; preferência de horário, e telefones para contato.

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fones: 85 3366 7908 e 3366 7660