Estudante da UFC é destaque em premiação literária da Academia Brasileira de Letras

Imagem: A estudante Luciana Silva (ao centro), do Curso de Letras-Inglês da UFC, foi uma das premiadas no 16º Prêmio Literário Escritor Universitário Alceu Amoroso Lima (Foto: Divulgação)A estudante Luciana Silva, do nono semestre do Curso de Letras-Inglês da UFC, foi uma das premiadas no 16º Prêmio Literário Escritor Universitário Alceu Amoroso Lima, promovido pela Academia Brasileira de Letras em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Luciana tirou o segundo lugar com texto que respondia à pergunta "Qual a importância de Ariano Suassuna para a literatura brasileira?"

Em seu trabalho, a graduanda destacou a obra de Suassuna e seu contexto social, fazendo uma análise das raízes culturais de cada enredo e personagem criados pelo escritor. "Seus heróis são tipos emblemáticos do sertão nordestino, homens do povo que usam de muita astúcia para driblar as adversidades e injustiças. Sendo o homem o mesmo em qualquer parte do mundo, as paixões e os dramas vividos pelos sertanejos são iguais aos de qualquer ser humano. Suassuna, portanto, rompe com o rótulo de autor regionalista e universaliza sua obra ao retratar a faceta mais popular do povo brasileiro", redigiu.

Para a construção do texto, a estudante levou cerca de um mês, entre pesquisas na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, escritos e revisão. "Sempre fui uma apaixonada por literatura e por escrever. Já conhecia a obra de Suassuna, mas nesse período de pesquisas na biblioteca pude me aprofundar mais no trabalho dele. Atualmente, estou em uma pesquisa sobre a obra de outro escritor, Machado de Assis. A minha ideia para o futuro é ingressar na docência e levar esses conhecimentos sobre os escritores do Brasil para as salas de aula", comenta.

A premiação de Luciana ocorreu no último dia 10, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A honraria foi entregue por Luis Gonzaga Bertelli, presidente do CIEE. Estiveram presentes à solenidade os acadêmicos Arnaldo Niskier, Domício Proença Filho e Evanildo Bechara.

Fonte: Luciana Silva, graduanda do Curso de Letras-Inglês – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.