Nova metodologia de aula na Engenharia Civil leva alunos para obra de torres empresariais

Imagem: Canteiro de obras onde está sendo construído o empreendimentoAlunos da disciplina "Tópicos de Construção", do Curso de Engenharia Civil da UFC, irão acompanhar, durante todo este semestre, o projeto e a construção de um edifício de alto nível tecnológico no próprio canteiro de obras. O edifício escolhido foi o BS Design, da empresa BSPar. A disciplina – que terá início nesta sexta-feira (18) – é opcional e será realizada quinzenalmente. Até o momento, 35 alunos estão matriculados, mas devem ser abertas mais cinco vagas para atender a outras 100 solicitações pendentes.

Os estudantes assistirão a uma série de palestras com os profissionais que estão participando do projeto. As aulas abordarão temas como layout de um canteiro de obras e logística; contenção e fundações; projeto de arquitetura; estrutura de concreto; estrutura de aço; planejamento; coordenação e compatibilização do projeto e evolução da obra.

Além das aulas expositivas, a metodologia prevê aulas de campo dentro do canteiro de obras, discussões de situações práticas e análise qualitativa de casos. O responsável pela disciplina, Prof. Augusto Albuquerque, explica que a ideia é que os alunos possam ter uma experiência prática mais intensiva, acompanhando os desafios de executar uma obra complexa.

O objetivo é apresentar técnicas, processos, materiais e sistemas de construção avançados, com a necessidade de compatibilizar as diversas tecnologias em um só projeto. "É importante fornecer ao aluno de graduação o conhecimento de alternativas avançadas para os diversos sistemas de construção, a partir da vivência de uma obra de referência", diz.

As palestras serão realizadas por profissionais que participaram da elaboração e desenvolvimento do projeto. Algumas palestras que envolvem profissionais de outros estados serão feitas por videoconferência. "É gratificante observar que a maioria dos responsáveis pelo empreendimento são nossos ex-alunos, tais como Ricardo Ary, Daniel Arruda, Marcelo Silveira, Raimundo Calixto e outros", disse Albuquerque.

O professor explica que a disciplina é uma forma de desenvolver uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que estimula a inovação de práticas de ensino superior por meio da flexibilização, criatividade, de práticas interdisciplinares, da mudança e recriação das práticas de ensinar e aprender. Segundo ele, a experiência servirá de projeto-piloto para a proposta de criação de uma disciplina regular, que está sendo pensada pelo Prof. José de Paula Barros Neto e deve ser futuramente submetida ao colegiado do curso. A ideia é envolver inúmeras empresas da área de construção.

A OBRA – O BS Design é um conjunto de duas torres comerciais situadas ao lado do Hospital Militar, no bairro Aldeota. Os prédios serão interligados por grandes lajes corporativas, e usam diversas tecnologias de ponta na área da construção. O edifício possui certificado A+ e pré-certificação LEED, selo que atesta construções sustentáveis.

Fonte: Prof. Augusto Albuquerque, do Curso de Engenharia Civil da UFC – fone: 85 98891 0126