Presidente da Capes profere Aula Magna e fala sobre expansão da pós-graduação

Imagem: Prof. Carlos Nobre, presidente da CapesO Prof. Carlos Nobre, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), proferiu palestra na quinta-feira (17), no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia, assinalando a abertura do ano letivo dos cursos de pós-graduação da UFC. Ele afirmou que o Brasil ocupa lugar de destaque no setor, sendo o 13º no ranking de produção de artigos científicos indexados. "São cerca de 40 mil artigos publicados por ano", informou.

"A presença do Prof. Carlos Nobre entre nós sinaliza que a UFC faz seu trabalho bem feito, sempre procurando manter a qualidade, tanto assim que nos tornamos uma área de excelência", admitiu o Reitor Henry Campos. Ele acrescentou que os programas de pós-graduação no Brasil são respeitados porque são propulsores de crescimento. Saudou os estudantes e deu boas vindas ao convidado.

Anunciando que mudara o tema anteriormente proposto para a aula, que trataria de desenvolvimento sustentável, o Prof. Carlos Nobre discorreu sobre "os desafios para a excelência e a internacionalização" e apresentou números, enfatizando o crescimento de 14% do setor nos últimos 10 anos. "Temos 4.200 programas de pós-graduação". São quase 70 mil alunos em mestrado e doutorado, um número significativo para qualquer País do mundo", observou. Mas fez uma ressalva: um dos maiores crescimentos no mundo, exceto a China.

Veja outras imagens da aula magna no Flickr da UFC

PRODUÇÃO – Falando sobre os cerca de 40 mil artigos científicos produzidos pelos pesquisadores brasileiros, o Prof. Carlos Nobre disse que esses trabalhos são mais lidos por brasileiros, por norte-americanos, chineses e indianos. O Portal de Periódicos, uma infraestrutura de informações para a excelência acadêmica, foi outro ponto destacado pelo presidente da Capes, que o considera uma ferramenta muito importante, tendo em vista que, em 2015, teve 113 milhões de acessos. Os estudantes da UFC representam 1,6% dos acessos no Brasil e 81% dos acessos no Estado.

Imagem: O Auditório Cândido Pamplona, no Centro de Tecnologia, ficou lotado para a aula magna do presidente da Capes (Foto: Viktor Braga/UFC)Quanto à internacionalização, o Prof. Carlos Nobre aponta o nosso idioma como um dos obstáculos para atrair estudantes estrangeiros para o Brasil, e em contrapartida observou que, afora os Estados Unidos, os países mais procurados pelos estudantes brasileiros são Portugal e Espanha. Entende o Prof. Nobre que o Brasil deveria ter maior aproximação com os nossos vizinhos da América do Sul. São da Colômbia, Peru e Argentina o maior número de sul americanos que fazem pós-graduação nas universidades brasileiras.

MULHERES – Destacou, ainda, o Prof. Carlos Nobre, que nos últimos 10 anos houve redução de assimetrias regionais na distribuição de programas de pós-graduação, um aumento dos cursos com conceito 5, 6 e 7 junto à Capes. As mulheres são maioria entre estudantes de pós, especialmente na área de saúde, e representam 37% dos estudantes de doutorado em engenharia, mas lamenta que nos cargos de chefia no setor a maioria é masculina. "São muitos os ganhos, mas são muitos os desafios da pós-gdraduação, entre eles o de se tornar tangível para o desenvolvimento do País".

QUEM É – Carlos Afonso Nobre é doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Iniciou sua carreira profissional no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atuou como pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de 1983 a 2012. Foi diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE), dentre outras funções de gestão e coordenação de programas e políticas científicas. Em 2010, recebeu a condecoração da Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Presidência da República.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7936 / 3366 7938