FFOE comemora aniversário de fundação em 1º Encontro Integrado

Imagem: Prof. Carlos Couto de Castelo Branco, o mais antigo em atividade no Departamento de FarmáciaA Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) reuniu, na manhã da sexta-feira (18), estudantes, professores e servidores técnico-administrativos para o 1º Encontro Integrado da FFOE. O evento deu início às comemorações pelos 100 anos de fundação da Faculdade de Farmácia e Odontologia e celebra, ainda, os 40 anos de criação do Curso de Enfermagem. O seminário teve programação extensiva até a noite e aconteceu no Auditório Benedito Dias Macedo, do Hotel Recanto Wirapuru (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Dias Macedo).

A abertura do evento foi conduzida pela Profª Lidiany Rodrigues, diretora da FFOE, que saudou os presentes e iniciou o cronograma das atividades com a apresentação dos selos comemorativos dos 100 anos da Faculdade de Farmácia e Odontologia e dos 40 anos do Curso de Enfermagem. Desenvolvidos em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, os distintivos buscaram reunir elementos que contemplassem a identidade visual dos cursos, como as cores características de cada um.

Veja outras imagens das atividades do período da manhã no Flickr da UFC

HISTÓRICO – Logo em seguida, o espaço foi aberto para a apresentação do histórico de fundação da Faculdade de Farmácia e Odontologia, apresentado pelo Prof. Carlos Couto de Castelo Branco, o mais antigo em atividade no Departamento de Farmácia.

Imagem: Selos comemorativos dos 100 anos da Faculdade de Farmácia e Odontologia e dos 40 anos da Enfermagem foram apresentados (Foto: Ribamar Neto/UFC)Situando o contexto de crise que marcou a época da fundação, com episódios emblemáticos como a seca de 1915, o fim da Sedição de Juazeiro e a I Guerra Mundial, o Prof. Carlos Couto enalteceu a dedicação do grupo fundador, que teve à frente o cearense Francisco Sá Roriz, graduado cirurgião-dentista no Rio Grande do Sul.

Contando com os três cursos e dividida em cinco departamentos, a FFOE se destaca também pela pós-graduação, com cursos de mestrado e doutorado nas três áreas. A conclusão do Prof. Carlos Couto, a partir do olhar sobre a evolução da Faculdade, é clara: "Hoje, 100 anos depois, a FFOE vive seu melhor momento".

UNIVERSIDADE – A programação matutina do encontro contou também com palestra do Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da UFC, que, em saudação aos presentes, destacou que, neste contexto de celebração, "comemoramos para renovar sonhos". Com o tema "Ser universidade no Brasil do século XXI", a palestra do Vice-Reitor defendeu a universidade como "grande laboratório de humanidade, que deve guardar a unidade nas suas diferenças", destacando, ainda, que "é ambiente de confronto de ideias, de disputas intelectuais, do cultivo do diálogo, da aposta na coerência".

Ao se dirigir especificamente aos estudantes presentes ao encontro, o Prof. Custódio Almeida apontou o privilégio de estarem em áreas em que o contato com as pessoas é constante. "Eu tenho certeza que vocês trabalham todos os dias com saberes que não são estritamente curriculares", afirmou.

Imagem: O Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio de Almeida, falou sobre "Ser universidade no Brasil do século XXI" (Foto: Ribamar Neto/UFC)PROGRAMAÇÃO – Pautas relacionadas à saúde devem ser discutidas no horário da tarde, com temas sobre relacionamento terapêutico, gestão de risco e saúde do paciente, e estados depressivos em profissionais da saúde.

À noite, às 18h30min, com a presença do Reitor Henry Campos, inicia-se o momento de homenagens pelos 100 anos de criação dos cursos de Farmácia e Odontologia e 40 anos da graduação em Enfermagem, dirigidas aos fundadores dos cursos, diretores, primeiros discentes, profissionais formados pela Instituição, além de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes com atuação de destaque.

Fonte: Profª Lidiany Karla Azevedo, diretora da FFOE – fone: 85 3366 8029