Inaugurado Laboratório de Soldagem: trabalho começou há 22 anos

Imagem: Ex-Reitor Jesualdo Farias é um dos fundadores do Laboratório inaugurado (Foto: Ribamar Neto/UFC)"A inauguração oficial do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem (LPTS) é a concretização de um trabalho que começou há 22 anos", afirmou o Prof. Hélio Cordeiro de Miranda, em seu discurso na tarde de sexta-feira (18), na solenidade de entrega do LPTS à comunidade acadêmica. O evento contou com a presença do Prof. Jesualdo Farias, Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, mentor do projeto.

Para o Reitor Henry de Holanda Campos, a inauguração do Laboratório "tem significado especial para a Universidade Federal do Ceará, para os nossos parceiros e, muito particularmente, para alguns personagens ligados, de uma forma direta, a este empreendimento". Ele também parabenizou o Prof. Hélio Cordeiro de Miranda, coordenador do LPTS, e seus colegas Marcelo Ferreira Motta, Cleiton Carvalho Silva e Wilys Machado Aguiar.

Veja outras imagens da inauguração do laboratório no Flickr da UFC

Afirmou, em seguida, ter certeza "de que um de nós guarda motivos muito pessoais para se orgulhar desta realização. Trata-se do ex-Reitor e atual Secretário da Sesu, Prof. Jesualdo Farias, que exibe, em seu currículo, uma profunda vinculação com este empreendimento". E complementou: "Na verdade, Jesualdo criou, em 1994, o laboratório de Engenharia de Soldagem, que deu origem ao equipamento hoje inaugurado. Nele desenvolveu importantes pesquisas e orientou alunos".

Imagem: Durante discurso, Prof. Hélio de Miranda destacou trabalho de equipe (Foto: Ribamar Neto/UFC)REFERÊNCIA – "O LPTS se tornou referência nacional na área pelo trabalho, doação, apoio e colaboração de toda a equipe", reconhece o Prof. Hélio de Miranda, que voltou a 1994 para contar a história do laboratório – desde uma reunião preliminar para tratar de sua criação, na Universidade Federal do Pará, passando pela primeira pesquisa de doutoramento.

A parceria com a Petrobras foi destacada pelo orador, que citou o investimento feito pela empresa no valor de R$ 9 milhões. Representando a Petrobras no ato inaugural, estava presente o Gerente Setorial do Núcleo Experimental em Fortaleza, Alex Bicudo, que apontou o LPTS como referência para todo o Brasil.

COMPROMETIMENTO – "A ideia de criar um laboratório de soldagem nasceu quando terminei o doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina", revelou o Prof. Jesualdo Farias, lembrando que, contrariando sua mulher, Helana (presente à solenidade), optou por voltar ao Ceará. Entendia que na UFSC já havia recursos humanos suficientes naquela área de estudo e na UFC ele seria mais útil. Voltou com um computador e uma impressora que se tornaram os primeiros equipamentos do que, depois, seria um laboratório.

E complementou: "Acredito que, vendo esse laboratório, ela agora também se sente orgulhosa". Quanto ao reconhecimento e sucesso dos trabalhos do LPTS, o Prof. Jesualdo atribui ao comprometimento da equipe, desde o início.

Imagem: Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem é considerado uma unidade de referência nacional (Foto: Ribamar Neto/UFC)EMOÇÃO – Confessando-se emocionado, o Prof. Jesualdo Farias nominou os presentes que, de alguma forma, tiveram ou têm alguma ligação com sua vida acadêmica – como aluno, docente ou pesquisador – entre eles ex-professores da graduação e da pós-graduação, alunos, orientandos e colegas pesquisadores.

Dirigindo-se ao representante da Petrobras, Alex Bicudo, fez uma observação quanto a contribuição que a UFC dá à empresa, que vai mais além da tecnologia. "O melhor que oferecemos são nossos profissionais muito bem formados", enfatizou.

BONS FRUTOS – O Reitor Henry Campos também falou sobre as relações institucionais entre UFC e Petrobras, parceria iniciada na década de 1990, quando as duas instituições passaram a colaborar, mutuamente, na área do petróleo. Na UFC, laboratórios como o de Biolubrificantes, de Mecânica dos Pavimentos, de Biogeoquímica Costeira, de Simulação Numérica da Rede de Óleos Pesados, entre outros, começaram a receber aporte financeiro, logo investido na pesquisa e inovação. "Os bons frutos dessa política se têm multiplicado. E aqui está um deles", concluiu.

Depois das falas, foi realizado o descerramento da placa que registra o acontecimento, com a participação do Reitor, Prof. Henry Campos; do Vice-Reitor, Prof. Custodio Almeida; do Prof. Jesualdo Farias; do Prof. Helio de Miranda; e do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331