UFC e Embaixada do Brasil na China discutem possibilidades de cooperação acadêmica

Imagem: Reitor Henry Campos e o Secretário-Executivo da Embaixada do Brasil na China, Romero Maia Filho (Foto: Ribamar Neto/UFC)A aproximação da Universidade Federal do Ceará com universidades chinesas foi o tema do encontro entre o Reitor Henry Campos e o Secretário-Executivo da Embaixada do Brasil na China, Romero Maia Filho, nessa segunda-feira (28), na Reitoria. Também participaram do encontro a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado; o Coordenador e o Vice-Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC, professores José Soares de Andrade Júnior e Konrad Utz, respectivamente, além da Vice-Diretora do Centro de Tecnologia, Profª Diana Azevedo.

O diplomata apresentou possibilidades de cooperação com a Universidade de Tsinghua, considerada a principal na área de tecnologia na China, bem como com a Universidade de Nankai, com a qual a UFC mantém negociações para a instalação do Instituto Confúcio no Ceará.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

A Universidade de Tsinghua está entre as 50 melhores universidades do mundo e tem importantes projetos de pesquisa em áreas como energias renováveis, robótica, nanotecnologia, impressões em 3D e tecnologia da informação. No Brasil, ela participa, juntamente com o Coppe/UFRJ, do Centro Brasil-China de Energias Renováveis, cooperação tecnológico-acadêmica voltada para a produção desse tipo de energia.

Imagem: Encontro entre Reitor e Secretário-Executivo teve a presença de outras autoridades acadêmicas da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Maia Filho destacou que, em novembro do ano passado, recebeu o pedido do Reitor Henry Campos para que identificasse possibilidades de cooperação internacional acadêmica com a China. Na mesma época, o Governador Camilo Santana havia demonstrado interesse em receber investimentos na área tecnológica. "Esses dois objetivos se articulam bastante com o modelo de desenvolvimento tecnológico chinês", explica o Secretário-Executivo.

Ele vê possibilidades de cooperação entre as instituições e cita, como exemplo, pesquisas já iniciadas na UFC na área de geração de energia a partir das ondas marítimas. "A UFC se constituiria uma janela de oportunidade para o Centro Brasil-China de Energias Renováveis porque já tem pesquisas no setor", avalia Maia Filho. O Reitor enfatizou o potencial em energia eólica no Ceará, bem como o de energia solar.

Os participantes discutiram a possibilidade de cooperação em outras áreas do conhecimento, como no caso da oferta de serviços de saúde a distância, tema que foi inserido no plano quinquenal chinês. O Reitor considerou que seria importante um curso na área de bioengenharia, com potencial para atrair pesquisa e inovação. Uma das possibilidades que está sendo analisada é a de realizar eventos bilaterais para viabilizar o estreitamento dos laços entre as instituições.

VISITA OFICIAL – O encontro desta semana é mais um movimento para ampliar a internacionalização da UFC. O Reitor Henry Campos e o Prof. Soares Júnior participam de visita oficial a China no período de 27 de abril a 9 de maio. No roteiro, visitas às universidades de Tsinghua e Nankai, bem como à Embaixada Brasileira e instituições de pesquisa.

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333