UFC integra projeto de telecomunicações formado por Brasil e Europa

Imagem: O FUTEBOL consiste na criação de um laboratório aberto de experimentação em telecomunicações, com financiamento da Rede de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Comunidade Europeia (Foto: ICT-Futebol)Um laboratório ideal para realizar pesquisas em novas aplicações de telecomunicação, tais como transmissão de vídeo HD, atuação na melhoria da qualidade de experiência dos usuários, veículos autônomos, cidades inteligentes e a chamada "Internet das coisas".

É com essa proposta que foi lançado, em 24 de março último, em Aveiro (Portugal), o Projeto FUTEBOL – Federated Union of Telecommunications Research Facilities for an EU-Brazil Open Laboratory (União Federativa de Infraestruturas de Pesquisa em Telecomunicações para um Laboratório Aberto União Europeia-Brasil).

O projeto terá duração de três anos e contará, entre seus integrantes, com o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), vinculado ao Departamento de Teleinformática, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.

O FUTEBOL consiste na criação de um laboratório aberto de experimentação em telecomunicações, com financiamento da Rede de Ensino e Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da Comunidade Europeia.

Com escala mundial, o laboratório será composto por ilhas de equipamentos de pesquisa, localizadas em universidades federais do Brasil e instituições da Europa.

“Assim, a partir de qualquer ponto do globo terrestre, o pesquisador poderá criar uma conta no website do projeto FUTEBOL, e reservar computadores e vários outros dispositivos remotamente para montar seu experimento. Será possível, por exemplo, reservar computadores em Minas Gerais, que irão se conectar a uma rede de sensores no Espírito Santo, e enviar as medições para telefones celulares na Finlândia”, explica o coordenador do GTEL, Prof. Rodrigo Cavalcanti.

INTEGRANTES – O projeto FUTEBOL é composto por várias universidades e empresas nacionais e internacionais. Além de professores da UFC, a equipe conta com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bem como cientistas da Irlanda, Inglaterra, Portugal e Finlândia, além de empresas brasileiras e da Europa.

“A criação do laboratório FUTEBOL é um passo importante para aumentar e fomentar a contribuição brasileira no cenário mundial das telecomunicações”, defende o Prof. Rodrigo Cavalcanti.

Mais informações podem ser acessadas no site do projeto FUTEBOL.

Fonte: Prof. Rodrigo Cavalcanti, Coordenador do GTEL/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.