Universidades federais do Nordeste discutem modelo de compra unificada

Para racionalizar os custos das universidades federais, gestores de compras das instituições no Nordeste estarão reunidos de 6 a 8 de abril, em Fortaleza, na Universidade Federal do Ceará, para discutir e elaborar um plano de compras compartilhadas por meio de sistema de registro de preços (SRP). A discussão será feita durante encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) – regional Nordeste.

A ideia é realizar um único registro de preços que poderia vir a ser adotado por qualquer uma das 18 universidades federais da região, de modo a ganhar escala e reduzir o custo individual dos produtos e serviços adquiridos. Experiência semelhante foi realizada em 2013, nascida também durante encontro regional do Forplad em Fortaleza.

Na época, houve registros de preços para compras de computadores, mobiliário e veículos. Cada um deles foi feito por uma universidade diferente, com possibilidade de adesão aos valores pelas demais instituições. "A experiência daquele ano foi exitosa não apenas pela economia financeira, mas porque gerou também economia nos processos de licitação", lembra a Pró-Reitora de Administração da UFC, Profª Denise Corrêa, que também é coordenadora da regional Nordeste do Forplad.

"Considerando o contexto do contingenciamento de gastos e a necessidade do uso racional de recursos, a regional Nordeste pretende discutir e viabilizar, para este ano, outras experiências de compras compartilhadas não apenas de bens de capital, mas de custeio também", completa a Profª Denise.

Os detalhes e a viabilidade da ideia serão discutidos no encontro do Forplad, que terá como público-alvo pró-reitores de Administração e Planejamento de todo o Nordeste, além de gestores de licitação. Durante o evento, serão discutidos tanto o plano de compras compartilhadas como o planejamento estratégico da regional.

Além da UFC, participam do Forplad – Nordeste as universidades federais do Cariri (UFCA), da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), da Bahia (UFBA), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Norte (UFRN), da Paraíba (UFPB), do Maranhão (UFMA), do Piauí (UFPI), de Alagoas (UFAL), de Sergipe (UFS), do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Oeste da Bahia (UFOB), do Sul da Bahia (UFSB), de Campina Grande (UFCG), do Vale de São Francisco (Univasf), Rural de Pernambuco (UFRPE), Rural do Semiárido (UFERSA).

Fonte: Profª Denise Corrêa, Pró-Reitora de Administração da UFC – fones: 85 3366 7360 e 3366 7361