Publicidade e Jornalismo promovem aula pública sobre mídia e democracia

Imagem: Cartaz da aula pública sobre o tema “Mídia e democracia: o papel dos meios de comunicação na crise política" (Imagem: Divulgação)Os cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará realizam, em parceria com o Coletivo Intervozes, aula pública com o tema "Mídia e democracia: o papel dos meios de comunicação na crise política". O evento ocorrerá nesta quinta-feira (7), às 18h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em História, localizado na área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762, Benfica).

O objetivo é discutir o atual cenário de crise política no País no que tange à atuação dos meios de comunicação. As instituições de mídia, segundo a organização do evento, "têm se apresentado como agentes importantes na produção de discursos e na definição dos rumos do País", indo além do papel de mediadoras do debate público. Já as redes sociais, dizem os organizadores, se consolidam como espaços de intensa disputa de narrativas.

Na data do evento é celebrado, em todo o País, o Dia do Jornalista. Por isso, a ideia é convidar esses profissionais e a sociedade em geral para refletir sobre o papel dos meios e dos próprios trabalhadores da comunicação na sociedade. Participarão da aula pública os professores Márcia Vidal, Inês Vitorino e Ronaldo Salgado, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e a jornalista e integrante do Intervozes, Helena Martins.

Os palestrantes abordarão a cobertura da mídia sobre os protestos que têm ocorrido no País, a Operação Lava Jato e as possíveis saídas para a crise. Propostas para mudar o sistema de comunicação, como a democratização dos meios de comunicação e a garantia de mecanismos de promoção da liberdade de expressão, também serão discutidas. Mais informações pelo telefone 85 3366 7718.

Fonte: Profª Glícia Pontes, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) – fone: 85 3366 7718